A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 30/03/2004, às 09:17

BLACK KAMEN RIDER
Um pouquinho do melhor seriado japonês que já passou por terras tupiniquins… Sim, nem Jaspion (vou falar dele também, não se preocupem!) e nem Changeman (deles também!)… é Black Kamen Rider, na minha opinião, o melhor seriado japonês que já passou no Brasil, sem sombra de dúvida. Para quem não sabe (e só conhece os […]

Por
Emílio "Elfo" Baraçal


Sim, nem Jaspion (vou falar dele também, não se preocupem!) e nem Changeman (deles também!)… é Black Kamen Rider, na minha opinião, o melhor seriado japonês que já passou no Brasil, sem sombra de dúvida.

Para quem não sabe (e só conhece os Kamen Riders Black e RX), a saga dos Kamen Rider não começou nessa série, e sim lá pelos idos de 1976, sendo criado por Shotaro Ishinomori (o mesmo que criou o desenho Cyborg 009, que atualmente passa no Cartoon Network). Black Kamen Rider é apenas parte de uma extensa linhagem de heróis, perdendo no Japão apenas, talvez, para a Família Ultra (Ultraman, Ultraman Tiga, Ultraseven, etc…).

A série Black foi criada em 1987 (ano de exibição no Japão), sendo exibida no Brasil apenas no começo dos anos 90 , pela extinta Rede Manchete (que saudades!).

Com uma excelente produção, a saga de Black tornou-se a favorita (o RX é uma bosta!) dos fãs no Japão, sem falar que também tem seu lugar garantido nos corações de muitos brasileiros. Só para se ter uma idéia da coisa toda, o primeiro episódio, chamado de “A Metamofose”, é considerado uma das melhores produções já feitas do gênero no Japão. Com um clima de filme de terror misturado com um pouco de ação, inovou na época ao mostrar todo um clima denso ao invés dos heróis de roupas coloridas como Jiraiya ou Metalder (e vou fazer matérias com esses dois também!).

Mas a coisa não fica só no primeiro episódio. O clima continua por boa parte da série, principalmente no arco final, onde os vilões praticamente deixam Tokyo em estade de sítio de uma forma que jamais esquecerei. A porcaria é que a Manchete nunca passou o último episódio: toda vez que o penúltimo episódio da série passava, no dia seguite a emissora passava tudo de novo desde o primeiro! Puta sacanagem!

Outra coisa bem legal eram as músicas, refletindo muito bem o clima do seriado. Na minha opinião, ao lado do tema de abertura de Changeman, a música de abertura de Black Kamen Rider é a mais empolgante de todas. E mesmo nesse já comentado arco final, havia uma música chamada Long, Long Ago 20th Century que emociona até a raiz da alma, de tão linda e triste que ela é (afinal, é o tema da morte do herói!).

Bom, pra quem não se lembra (e obviamente, pra quem se lembra vai ser um ótimo momento nostálgico!), a história gira em torno de Issamu Minami, um rapaz que tinha seu destino traçado desde antes de seu nascimento…

Tokyo, 1968. Dr. Akizuki e Dr. Minami, dois brilhantes cientistas trabalhavam em uma grande escavação no Oriente Médio, que por ser intensa e prolongada, acabou consumindo todo o orçamento financeiro que os dois dispunham; o governo por sua vez, não quis mais investir nas escavações e cortou as verbas adicionais destinadas ao projeto. Para completar a situação desesperadora, as esposas de ambos os cientistas estavam grávidas e os filhos eram esperados para o mesmo dia (forçaaaaaaaado, mas tudo bem…)! Em meio a esta situação difícil, surge um misterioso grupo intitulado Gorgom, oferecendo ajuda aos dois cientistas mas a um preço bem alto: aos 19 anos de idade, os filhos dos dois cientistas deveriam ser entregues à seita Gorgom, a fim de tornarem-se os próximos Imperadores Seculares!

Dr. Minami foi totalmente contra desde o primeiro instante, porém Dr. Akizuki o chamou para o lado e tentou convencê-lo a aceitar a ajuda por ora e que depois dariam um jeito de tirar seus filhos da mira de Gorgom; Dr. Minami se manteve irredutível e disse que não concordaria com a idéia e que também não queria o auxilio de Gorgom, saindo furioso do local. Dr. Akizuki então, sem consultar o colega, assumiu o pacto e disse que convenceria Minami do acordo. Um sorriso maquiavélico tingiu o rosto do enviado de Gorgom e o destino de duas famílias estava traçado para sempre…

Os Gorgons, que são uma seita diabólica milenar, pretendiam dominar através do controle mundial por poderosos monstros mutantes, comandados por um Grande Rei que, a cada 50.000 anos, precisava ser sucedido no trono por um novo Imperador Secular, que guiaria os Gorgons no caminho da destruição mundial por mais 50.000 anos; caso esta sucessão não ocorresse dentro do prazo estipulado pelo universo vital, eles perderiam sua essência e desapareceriam da face da Terra. Para selecionar o novo Imperador Secular, eles necessitavam de dois jovens que tivessem nascido ao mesmo dia sob um eclipse solar (se já tava forçado antes….) para que então fosse executada uma operação de implante da King Stone, a “Pedra do Poder”, em seus abdômens fazendo com que dois poderosos sucessores do trono surgissem e então combatessem entre eles até que só o mais forte sobrevivesse; o derrotado teria seu King Stone arrancado de seu abdômem e de posse das duas “Pedras do Poder”, o Imperador vitorioso se tornaria o novo líder supremo dos Gorgons, garantindo vida e poder à seita por mais 50.000 anos!

Neste ponto é que surge o inesperado interesse em ajudar os dois cientistas falidos, pois o que Akizuki e Minami não sabiam é que seus filhos nasceriam exatamente sob um eclipse solar e teriam todas as condições de se tornarem o novo Imperador Gorgom.

Chega o dia do nascimento, o parto acontece e ambas as crianças (Issamu Minami e Nobuhiko Akizuki) nasceram na mesma hora (agora chega!). Um dos sacerdotes Gorgons aparece e lembra o Dr. Akizuki, de que ele possuía uma dívida para com a seita e que o que os Gorgons não iriam tolerar fracassos. Dr. Minami e sua esposa continuam a se recusar e categoricamente afirmaram que não iriam entregar o filho Issamu à ninguém. Três anos mais tarde durante uma viagem, o avião em que Dr. Minami e sua esposa viajavam sofre um misterioso acidente (bwhahahahahaha, adivinhem!), de onde não há nenhum sobrevivente (dãããããããh!)… Issamu Minami havia ficado órfão e foi adotado por Dr. Akizuki em respeito ao amigo e por ordem dos Gorgons, para que o futuro aspirante à Imperador Secular crescesse sadio e forte até a idade adequada à inserção do King Stone.

Dr. Akizuki acatou a ordem dos Gorgons, temendo por sua família e pelo pequeno Issamu, esperando no decorrer dos anos encontrar um meio de livrar sua família das mãos da seita milenar. Dezesseis anos depois, em 1987, estava sendo comemorado o aniversário de 19 anos de Nobuhiko e Issamu, em um iate ancorado no cais de Tokyo. Muitos convidados estavam lá, inclusive alguns colaboradores dos Gorgom como Dr. Kuromatsu, o famoso político Saburo Sakata, o dirigente de uma grande multinacional japonesa, Presidente Omia e a cobiçada atriz Yukari Ono. Issamu e Nobuhiko ficam admirados com a presença de tantas pessoas ilustres, principalmente com a da bela Yukari!

Em um determinado momento do desenrolar da festa, a atriz aproxima-se dos dois aniversariantes para dar-lhes os parabéns e deixa escapar uma frase: “Parabéns, afinal vocês foram os escolhidos”! Vendo a feição de quem não entendeu nada no rosto dos dois jovens, ela novamente exclama: “Então vocês não sabiam? Amanhã durante o eclipse do sol…” e é abruptamente interrompida por Dr. Akizuki que diz: “Srta. Yukari! Não zombe assim dos meus filhos”! Completando o que o Dr. havia dito, os olhares dos colaboradores de Gorgom caíram sobre ela como uma navalha, o que a fez dar uma desculpa qualquer e sair do local. Issamu e Nobuhiko ficaram intrigados, mas antes que pudessem argumentar qualquer outra coisa, uma inesperada invasão de gafanhotos (sim, o Kamen Rider é baseado num gafanhoto e não numa barata, como alguns insistem em dizer…) ocorreu no local e os dois irmãos, assim como Kyoko e Satie (as respectivas namoradas) se debatiam para livrarem-se dos insetos, até perceberem que eles eram os únicos a verem e a sentirem a presença dos referidos animais! Tão rápida quanto veio a invasão desapareceu, deixando o mistério em torno das palavras da Srta. Yukari mais intenso ainda…

No fim da noite, Issamu e Nobuhiko, intrigados com os acontecimentos, estão indo ao encontro de Dr. Akizuki em seu gabinete quando uma potente luminosidade os atinge, derrubando-os de suas motos e fazendo-os desmaiar… Ao acordarem, estão sobre estranhos suportes de contenção, com três seres maquiavélicos ao seu lado que se intitulam “Sacerdotes Gorgom”: Danker, Baraom e Pérola. Danker, de posse de um instrumento cirúrgico acoplado em sua mão, começa a realizar uma espécie de cirurgia no corpo de Issamu, a tal cirurgia de implante do King Stone, a Pedra do Poder. Os dois jovens estão totalmente despertos e sentem todas as dores da terrível cirurgia, sob os risos dos três sacerdotes! Eles então apagam a memória humana de Nobuhiko e quando estão prestes a fazer o mesmo em Issamu, Dr. Akizuki que, das sombras observava tudo, em um ímpeto de desespero e arrependimento, invade o local sagrado dos Gorgons e interfere na cirurgia fazendo com que Issamu livre-se de sua prisão e tenha a oportunidade de fugir. Issamu olha para o pai, quer ajudá-lo, e a Nobuhiko, mas o pai pede que ele fuja, que salve sua vida. Ainda debilitado pelo implante, o jovem rapaz corre pelos labirintos do santuário Gorgom com os Sacerdotes em seu encalço. Estava prestes a ser capturado quando se depara com um figura imponente: uma poderosa máquina em forma de moto, congelada em um bloco de gelo. Sem entender, Issamu sente que ela o convoca de alguma forma. Ele então pressente Baraom aproximando-se perigosamente por trás. Ao perceber que Issamu o avistou, Baraom dispara sua rajada laser e atinge em cheio o bloco de gelo, libertando a poderosa máquina que, através de ondas cerebrais (sim, a moto é biônica), diz a Issamu que suba nela pois ela o conduzirá para fora. Sem chance de alcançarem o veículo, os Sacerdotes partem para a cidade em busca do fugitivo e acabam por se esquecer do Dr. Akizuki, que consegue fugir.

Já na cidade, Issamu tenta de todas as maneiras escapar dos Sacerdotes que o perseguem por todos os lados (numa das melhores sequências de perseguição já feitas na história das séries japonesas), até que o encurralam no topo de um prédio. Fazendo Issamu prisioneiro, eles explicam que de nada adiantaria fugir, pois eles tinham um pacto com seu pai (Dr. Akizuki) e que seu destino e de seu irmão já estavam selados como novo Imperador Secular dos Gorgons; Issamu abomina a idéia e não acredita no que eles estão falando! Como forma de prova de que ele não mais era um ser humano comum, os Sacerdotes o atiram em um letreiro néon (uma das melhores cenas, sem dúvida!), onde ele toma uma violenta descarga de eletricidade, capaz de matar qualquer ser humano normal, porém, Issamu sai apenas ferido. Eles então o agarram e começam a flutuar a fim de levar Issamu de volta ao laboratório para concluir a operação mutante, mas Issamu se debate e cai dentro de um armazém abandonado e mais uma vez é encurralado pelos insistentes Sacerdotes. Danker novamente o avisa de que ele não é mais um ser humano normal e de que deve vir com eles por bem ou por mal. Issamu então, através do poder de controle à distância de Danker, é jogado contra diversas caixas por diversas vezes e, por último, arremessado contra uma parede, a qual atravessa de um lado ao outro. Os Sacerdotes cautelosos chegam até o local e observam um Issamu coberto de hematomas e acreditam tê-lo vencido. Devido as fortes dores e a fúria pelos ataques sofridos, Issamu decide reagir e instintivamente uma metamorfose tem início em meio às sombras, em um fundo sombrio e tétrico ao melhor estilo Kamen Rider, surge de dentro a figura de um ser meio homem, meio gafanhoto, uma pupa de inseto, que completa sua metamorfose assumindo sua forma final de batalha: surgia o maior temor dos Gorgons, Black Sun!

No decorrer do episódio, é claro que Issamu enfrenta a ameaça inicial dos Gorgom e consegue escapar. Dessa forma inicia-se a saga do maior de todos os Kamen Riders. Devido à transformação que sofreu, Issamu conta com uma enorme gama de poderes: ele é capaz de atingir a incrível impulsão de 30 metros de altura em um salto, além de possuir força descomunal; seu metabolismo é muito veloz, sendo capaz de se curar de um ferimento bem mais rápido que um ser humano normal, o que também lhe confere super-sentidos, como o Radar Sensorial. Além dos cinco sentidos convencionais, Black possui também um sexto sentido aguçadíssimo, o que lhe permite um elo mental com Patrol Hopper (a tal moto biônica, mas ela não é a única que Issamu irá possuir, ganhando a Lord Sector mais prá frente na trama), além dos poderosos visores dotados de Noxo-Vision, que lhe dão a habilidade de ativar o Ultra-Sensor, um componente capaz de enxergar até mesmo no escuro. O King Stone, que fica dentro de seu abdômem, é responsável pela transformação de Issamu em Black, e também é capaz de disparar clarões cegantes na forma de uma raio, chamado por ele de Raio King Stone, contra os inimigos; outro poderoso golpe adquirido por Black é chamado de Punho Distensor que tem força suficiente para atravessar uma barreira de aço de até 40cm de espessura. No final da batalha, Black descobre que é capaz de, concentrando a energia contida dentro do King Stone, desferir golpes fatais com as mãos e pés energizados, batizados por ele Golpe Insectus, que consiste em descarregar sobre o inimigo uma quantia considerável de energia volátil que é completada através da sequência com o Golpe Louva-a-Deus, que é um chute dado com um dos pés que completa a carga de energia, incinerando o inimigo! Com movimentos rápidos e precisos, Black Kamen Rider, movido pelo ódio da morte de seu pai adotivo, destrói facilmente todos os monstros de Gorgom com seus fabulosos poderes adquiridos através da mutação!

Sobre os Gorgom, são uma organização monstruosa composta de monstros mutantes que vivem no subsolo da Terra. A maioria encontra-se adormecida por economia de energia, que é escassa naquele ambiente. O primeiro escalão é composto pelo líder, Imperador Gorgom ou Grande Rei, que só aparece nos últimos episódios. Durante toda a série somente ouve-se sua voz. Os sacerdotes Gorgom Danker, Baraom e Pérola, vem no segundo escalão e são os responsáveis por acordar os monstros e designar-lhes as missões. E Nobuhiko foi tranformado por eles em Shadow Moon ou Lua Sombria (na minha opinião, o mais estiloso vião de série japonesa, ao lado de Lúcifer, dos Cybercops).

Combatendo inúmeros monstros mutantes ao longo da série, Black Kamen Rider consegue ir minando as forças dos Gorgom, até que estes decidem que é hora da cartada final. Fazendo um ataque em massa por todo o Japão com a ajuda de alguns poucos monstros, os três sacerdotes também assumem uma forma mutante cada um, sendo muito mais poderosos que os monstros habituais que o herói combatia.

Esse é o tal arco final mais do que emocionante de que falei no começo. Com o Japão entrando em estado de sítio, boa parte da população japonesa estava saindo do país para sobreviver (o que acabam fazendo ambas as namoradas do herói e do vilão. Desertoras! Tudo bem, foi o Black que pediu…), mas uma outra parte estava depositando suas esperanças na misteriosa figura de Black Kamen Rider.

Porém, numa das lutas mais emocionantes de heróis japoneses que já vi, Black é morto!

Sim, você não leu errado! Ele morre!

Com a notícia, a população restante entra em desespero, o que faz com que alguns deles se rendam aos Gorgom e começem a prestar serviços para a seita em troca de sobrevivência. Porém, com a ajuda do monstro mutante Baleia, que pega o corpo de Black (que estava boiando na baía de Tokyo) e o esconde numa caverna perto do mar, começa a cuidar do amigo (sim, esse monstro foi o único a se regenerar e a virar mocinho em toda a série), onde haviam os extratos vitais de seus ancestrais. Baleia banhou Black com doses de seu extrato e por dois dias Issamu ficou sob os atentos cuidados do monstro, pouco à pouco ele foi curando seus ferimentos e mesmo que muito lentamente, foi recobrando a consciência, porém não despertava e isto já estava preocupando o monstro. Mesmo assim, Shadowmoon sente que há algo errado e os Gorgom continuam a procurar por Black.

Depois de um tempo, Black consegue despertar, muito mais poderoso e cheio de ódio (cheio mesmo!) pelos Gorgom!

Depois de acabar com os três sacerdotes de forma espetacular, chegava a hora de enfrentar seu irmão Shadowmoon, mas como eu já mencionei, isso ficou no ar, pois a Manchete nunca passou o último episódio…

Com uma origem conturbada (e aproveitando pra eu resumir muito a série inteira), Black é um dos mais queridos heróis da infância de quem tem pouco mais de vinte anos de idade. Só pela origem inicial, deu pra sentir como é denso o primeiro capítulo, não? Sinceramente, odeio Power Rangers e qualquer outra série que tentou americanizar ou fazer algo de diferente. Infelizmente, não se fazem mais seriados live-action como antigamente. Pensando nisso, tive uma idéia: que tal enchermos a caixa postal das principais emissoras de T.V. do país pedindo a volta de séries como Black Kamen Rider, Changeman e Flashman (acho que se for para passar Lionman, já tenho o apoio do El Cid!)?

Bom, fora isso tudo, é lógico, tenho que falar das motos:
Patrol Hopper: Este é o nome da arrojada máquina-viva, projetada pela mais alta tecnologia Gorgom, para combater junto do novo Imperador Secular. Sendo assim, mesmo que o futuro Imperador tenha assumido a postura de destruir os Gorgons ao invés de guiá-los, Patrol Hopper o acompanhará, seguindo o destino para a qual foi criada: combater junto do novo Imperador Secular. Com suas altíssimas capacidades de impulsão, velocidade, locomoção e por ter sido uma criação desenvolvida para responder as emanações do “King Stone”, Patrol Hopper estabeleceu um elo mental entre ela e Issamu, o que permite a Black Kamen Rider convocá-la sempre que preciso, tornando Patrol Hopper sua principal linha de defesa na cruzada contra o Império Gorgom!

Lord Sector: Esta poderosa moto computadorizada, construída pelo Dr. Iochi Daimon, foi inicialmente idealizada para ser pilotada pelo filho do cientista em prol dos Gorgons; porém seu filho, Akira Daimon não foi capaz de pilotá-la e por este motivo, seu pai e sua esposa foram assassinados. Revoltado, Akira resolve treinar seu filho Jinji, para que completasse o que ele não pode e assim vingar-se de Gorgom utilizando o poderoso Lord Sector. Quis a sorte que o Sr. Akira Daimon cruzasse o caminho de Issamu Minami e desta forma, Lord Sector foi confiado a Black Kamen Rider, devido Black ter sido o único capaz de pilotá-la e ter jurado à Akira vingar a morte de Dr. Daimon. Através de seu sistema computadorizado, Lord Sector era capaz de captar as ondas mentais de Issamu e, assim como Patrol Hopper, podia ser convocado à distância por Black, além de conseguir, ao compactar-se, atingir a extrema velocidade de 960Km/h (quero um brinquedo desses!), tornando-se uma verdadeira máquina de combate, capaz de desferir poderosos ataques como o Ignição Ataque.

:: INFORMAÇÕES GERAIS

Título Original: Kamen Rider Black
Data de Exibição no Japão: De 23 de Setembro de 1987 à 16 de Outubro de 1988
Criação: Shotaro Ishinomori
Roteiro: Shozo Uehara, Juniti Miyashita e Sho Sugimura
Desenho de Produção: Ishinomori Productions
Trilha Sonora: Kouhei Tanaka
Direção: Satoshi Tsuji, Massao Minowa e Yoshiaki Kobayashi
Produção: Toei Company
Número de Episódios: 51 para TV e 02 para o cinema
Black Kamen Rider/Issamu Minami: Tetsuo Kurata (que também canta o tema de abertura!);
Shadow Moon/Nobuhiko Akizuki: Takahito Horiuchi;
Satie: Ayumi Taguti;
Kyoko: Akemi Inoue;
Taurus: Toru Yoshida;
Pérola: Hitomi Mei;
Danker: Hirokazu Shoji;
Baraon: Toshimitchi Takahashi;

– Guia de Episódios

01 – A metamorfose!
02 – A festa dos monstros!
03 – O mutante das galáxias!
04 – Experiência maquiavélica!
05 – A peste das trevas!
06 – A guerra dos computadores!
07 – A regeneração de Battle Hopper!
08 – O poema do demônio!
09 – As façanhas de Madame Pérola!
10 – Os rebeldes!
11 – Tempestade negra!
12 – Máquina lendária!
13 – O rapto das mães!
14 – O desaparecimento dos peixes!
15 – A escola em perigo!
16 – Amigos pra valer!
17 – Sonho de infância!
18 – O imortal das trevas!
19 – Armadilha satânica!
20 – O túmulo de Kamen Rider!
21 – Duelo das máquinas!
22 – Sombra negra!
23 – O monstro de duas cabeças!
24 – Pesadelo sem fim!
25 – Máquina combate!
26 – A possuída!
27 – No fio da navalha!
28 – O amuleto dourado!
29 – Boneco assassino!
30 – A misteriosa Lana!
31 – A força do comando jovem!
32 – Febre alucinante!
33 – Eu venci o mundo!
34 – A ressurreição de Shadow Moon!
35 – O herdeiro imperial!
36 – O nascimento dos sacerdotes!
37 – Nos céus de Yubari!
38 – Conspiração negra!
39 – Ídolo fatal!
40 – O segredo do Karateca!
41 – O ladrão do tempo!
42 – Congresso dos monstros!
43 – Paraíso subterrâneo!
44 – Dimensão do mal!
45 – A esfera solar!
46 – O inimigo das sombras!
47 – A morte de Kamen Rider!
48 – A Terra há de vencer!
49 – O último dos sacerdotes!
50 – Quem é o Grande Rei?
51 – Gorgom Saigo no Hi! (nunca exibido no Brasil)

E, para dar ainda um gostinho especial, baixe agora as letras de duas músicas da série: Kamen Rider Black e Long Long Ago 20th Century.

Bom, espero que tenham gostado de ler esse artigo nostálgico tanto quanto eu gostei de escrever. Claro, como mencionei no início, as coisas não páram por aqui, pois ainda vou falar de Metalder, Jiraiya, Changeman… Abraços nerds!


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2024