No final dos anos setenta, quando éramos crianças, bastava que ouvíssemos a música tema dessa série para que corrêssemos à frente da televisão. Era batata! Batata, também, que no dia seguinte brincássemos de S.W.A.T. durante o recreio, cada garoto querendo representar algum dos personagens principais da série, como o comandante Hondo Harrelson.
O quê? Nunca ouviu falar? Não mesmo? Então, caro leitor, leia este artigo d´A ARCA e descubra uma das séries policiais mais famosas da tevê, agora que o novo longa-metragem baseado nessa produção está estreando nos cinemas brasileiros.
:: A SÉRIE: Super-Homens da Lei?
S.W.A.T., sigla que significa Special Weapons And Tactics (Armas e Táticas Especiais), é uma série de tevê que originalmente surgiu em 1975, exibida pela rede ABC em horário nobre. O enredo, repleto de marginais, de terroristas, de policiais e de cidades sitiadas, mostra as aventuras de um esquadrão de elite liderado pelo tenente Dan ‘Hondo’ Harrelson (Steve Forrest) sob o auxílio do sargento David “Deacon” Kay (Rod Perry), bem como apresenta as peripécias dos policiais Jim Street (Robert Urich, falecido em 2002), Dominic Luca (Mark Shera) e T. J. McCabe (James Coleman); todos, aliás, veteranos do Vietnã – cada qual com habilidades únicas – que enfrentam situações incomuns, aquelas impossíveis para a polícia normal.
Situada na atribulada Los Angeles, S.W.A.T. proporcionava momentos espetaculares de ação e de aventura para os fãs do gênero, apesar do caráter previsível dos episódios e do óbvio maniqueísmo. Como não se lembrar dos heróis a correr e a entrar naquele furgão especial, enquanto a trilha sonora (composta por Barry De Vorzon) dava o tom da próxima aventura perigosa? Pôxa, todo moleque pirava com aquilo! Armas especiais, bombas, rifles, lutas e muitas perseguições – esse era o dia a dia dessa série, mais uma dentre as diversas produções policiais da década de setenta.
:: SUPOSTA VIOLÊNCIA E CANCELAMENTO PREMATURO
O seriado, spinoff de outra produção da ABC, The Rookies, foi cancelado, infelizmente, após 39 episódios (somando-se o piloto) em 1976 e durou apenas duas temporadas. Supostamente violento demais para a época, retratou por muitas vezes os agentes daquele esquadrão como super-homens invencíveis e onipotentes. Alguns críticos, verdade, adoravam pegar no pé da série, fato que também pressionou o estúdio ao cancelamento. É claro que, para os padrões de hoje, a violência contida no programa é brincadeira. Praticamente qualquer atração de tevê da atualidade é mais violenta que S.W.A.T.
:: NO BRASIL
No Brasil, a série, dublada pela Herbert Richers, estreou em 1977, quando foi exibida nas noites de quarta-feira, na Globo, após a novela das oito. Nos anos noventa, foi reprisada pelo Canal Sony, mas legendada.
Aproveite, caro leitor d´A ARCA, já que esse novo longa-metragem estreou nos cinemas brasileiros, e procure conhecer um pouco de um dos programas mais famosos da tevê americana. Mas, cuidado: precisará se decidir de qual lado está – mocinhos ou bandidos – porque, do contrário, vai levar borracha, hein?
Leia mais:
:: Sabia que um novo seriado baseado na S.W.A.T. original está sendo preparado? Clique aqui e saiba tudo a respeito!
:: Leia a crítica do filme clicando aqui!
|