A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 02/12/2003, às 10:18

CASSETA & PLANETA: como tudo começou
A saga jamais contada! Só aqui n´A ARCA mesmo… Bom, muitos de nós conhecemos esses sete doidos que aparecem toda semana, logo depois da novela das 8 (que sempre começa lá pelas 9), fazendo a gente rir, mas poucos sabem quem na verdade são esses elementos: Bussunda, 41 anos; Claudio Manoel, 44; Hélio de La […]

Por
Bruno "Benício" Fernandes


Bom, muitos de nós conhecemos esses sete doidos que aparecem toda semana, logo depois da novela das 8 (que sempre começa lá pelas 9), fazendo a gente rir, mas poucos sabem quem na verdade são esses elementos: Bussunda, 41 anos; Claudio Manoel, 44; Hélio de La Peña, 43; Beto Silva, 43; Hubert, 43; Marcelo Madureira, 45; e Reinaldo, 51. Essa patotinha esperta (como diz o eterno narrador da Globo) já passou por cada coisa que muitos nem imaginam.

Era uma vez no ano de 1978, 3 estudantes de engenharia da UFRJ: Roberto Adler (Beto Silva), Hélio Antonio do Couto Filho (Hélio de la Peña) e Marcelo Garmatter Barreto (Marcelo Madureira) que, cansados com a falta de mulher no curso, resolveram lançar o jornalzinho A CASSETA POPULAR. Mimeografado (alguém aí sabe o que é um mimeógrafo?) e de tiragem pequenina, ele acabou sendo mais procurado do que qualquer aula de cálculo!

Em 1980, os alunos Cláudio Besserman Viana (Bussunda) e Claudio Manoel Pimentel dos Santos passam a integrar o grupo e a CASSETA se transforma num tablóide que eles mesmo vendiam em bares e praias, apenas com o intuito de fazer o povo rir.

No ano de 1984 surge nas bancas O PLANETA DIÁRIO, comandado por Hubert de Carvalho e Reinaldo Batista Figueiredo, introduzindo – no bom sentido, claro – um novo conceito que mudou as publicações de humor no Brasil.

O PLANETA mostrou que não bastava um jornal ser engraçado, mas que ele precisava chegar nas bancas. E com o sucesso de vendas, o PLANETA impulsionou o crescimento da CASSETA POPULAR, que fazia seu primeiro show – o “Casseta in Concert”: Coral Coro de Pica – no retaurante Manga Rosa, em Botafogo, no Rio de Janeiro, tornando os cinco Cassetas em colaboradores do Planeta.

Em 1986, com a criação da editora Toviassú (que vem da expressão “Todo Viado é Surdo”), A CASSETA POPULAR chega às bancas em forma de revista, mas a fusão dos grupos só ocorreu em 1988 quando todos eram redatores na Globo do extinto-e-maravilhoso TV Pirata, além ainda das duas publicações.

Com isso, os Cassetas e os Planetas resolvem se juntar para criar um show. Eis que, em março de 1988, os sete lançam o Eu Vou Tirar Você Deste Lugar, que correu várias capitais do país e marcou o surgimento do maior grupo de humor brasileiro. Neste mesmo ano, a trupe entra para a política lançando o Macaco Tião para a Prefeitura do Rio, e quase tiveram que abandonar o humorístico, pois o tal macaco teve 9,5% dos votos, chegando a alcançar o terceiro lugar (é mole?)!

O ano de 1989 marcou a estréia do primeiro e polêmico disco do grupo, o tão conhecido Preto Com Um Buraco No Meio, lançado pela Warner Music. Anos depois, gravam o CD Para Comer Alguém, pela Velas e, em 2000, o CD The Bost of Casseta & Planeta, pela Som Livre.

Voltando para a ordem cronológica, o grupo faz sua estréia em frente as câmeras em 1990, na cobertura do Carnaval pela Globo, ao vivo, direto do Sambódromo. No ano seguinte, 1991, eles já estavam escrevendo e atuando em um novo programa, Dóris Para Maiores, comandado por Doris Giesse (alguém lembra dela?). Mas foi em 1992 que eles entraram para a história da TV brasileira com a estréia do Casseta & Planeta Urgente!

Com o slogan “jornalismo mentira, humorismo verdade”, os sete malucos fazem o Brasil rachar de rir na TV, parodiando tudo e todos. Hoje o programa é semanal e considerado por muitos como o melhor programa de humor em exibição na TV brasileira.

A última cartada do grupo foi entrar o mercado editorial, em 1994. Hoje já contam com 7 títulos nas livrarias, sendo que As Melhores Piadas do Planeta… e da Casseta Também Vols. 2 e 3 (Ed. Objetiva) estão na lista dos mais vendidos desde seus lançamentos.

O Casseta & Planeta também roubou a cena da internet em 1995. No começo era um tristeza, mas hoje o endereço é o mais acessado pelo internauta brasileiro quando este busca humor e entretenimento, com média de 40 mil visitantes por dia. É possível ver uma grande variedade de piadas, atualizadas diariamente, adentrar nos bastidores do programa, fazer contato com seus astros e ainda comprar produtos licenciados.

Estes são o Casseta & Planeta. 7 autores e atores que atuam em TV, shows, discos, livros, internet, ganhando muita grana fazendo piadas, morrendo de rir!

Eu ainda chego lá, com certeza!

Leia mais:
:: Leia a crítica do filme da gangue, A TAÇA DO MUNDO É NOSSA!


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2024