|
A série Os Mundos de Crestomanci é composta, ao todo, por cinco livros. Três já foram lançados no Brasil e o quarto acaba de chegar traduzido às livrarias: Os Mundos de Crestomanci – A Semana dos Bruxos, da Geração Editorial, escrito pela britânica Diana Wynne Jones, aluna de Literatura de ninguém menos que J.R.R. Tolkien e fonte de inspiração (embora não reconhecida) de J.K. Rowling na criação de Harry Potter, já que sua obra, criada na década de 70, narra as histórias de um menino bruxo, órfão de pais, que estuda em uma escola de magia e está destinado a ser o maior bruxo de todos os tempos. Este quarto livro é o melhor da série. E, não por acaso, um dos mais parecidos com ‘Harry Potter’.
Como se sabe, cada livro da série contém uma história completamente diferente. Podem ser lidos, portanto, em qualquer ordem e este quarto exemplar é uma boa opção para começar.Tudo se desenrola a partir da idéia de milhões de mundos paralelos. Alguns mais evoluídos, outros menos, mas em todos uma coisa é fato: há magos e bruxos (existe diferença entre eles) vivendo no meio dos não-bruxos. E, para controlar todo esse povo mágico, auxiliá-lo e também impedi-lo de tomar o controle do mundo abusando de seus poderes, existe o Crestomanci, uma espécie de Primeiro-Ministro da Magia, o mago mais poderoso do mundo e que é escolhido entre os poucos do mundo que podem andar de um mundo para outro.
Explica-se: cada pessoa tem uma alma apenas e um ser correspondente em cada um dos outros mundos do universo. Se por acaso ele viaja para outro mundo, seu correspondente é imediatamente transportado ao seu. O único que pode caminhar por todos os mundos é o Crestomanci, pois ele não tem correspondentes nos outros mundos e tem todas essas vidas acumuladas nele mesmo.
Pois bem: vou me concentrar em A Semana dos Bruxos, que começa em uma sala de aula, com o professor recebendo um bilhete escondido entre os cadernos: Alguém nesta sala é bruxo. Ficamos então sabendo que, neste mundo específico, a magia é terminantemente proibida e quem nasce com o dom tem o singelo destino de ser queimado na fogueira. Arma-se, portanto, um verdadeiro forrobodó na escola para descobrir quem é o tal bruxo denunciado na carta. Claro que qualquer um poderia ter escrito aquilo de brincadeira, mas bem que podia ser verdade, afinal o Internato de Larwood a escola em questão – é um abrigo para órfãos de bruxos. E a última coisa que se quer por ali é uma visita dos inquisidores, funcionários do governo que caçam e matam os bruxos (são uma espécie de dementadores, mas humanos).
Três alunos em especial são protagonistas nesta história: uma menina gordinha e deixada de lado pelos colegas, um garoto que usa a agressividade para não se misturar e não ser magoado e um imigrante indiano. É a partir da busca pelo bruxo e das relações entre esses três personagens e seus professores e colegas (alguns bem cruéis) que se desenrola toda a ação do livro, até o momento em que Crestomanci tem que intervir…
Alguns pontos-chave do universo e da mitologia de Diana são revelados aqui. Inclusive algumas informações muito importantes sobre a origem dos mundos paralelos, como eles se formam e por que eles continuam de dividindo.
Dizer que os livros de Diana Wynne Jones são uma boa leitura enquanto o quinto Harry Potter não chega é diminuir sua importância. A obra também vai chegar ao cinema em breve, pelas mãos da tradicionalíssima Disney.
Outro livro de Diana Wynne Jones, Howl´s Moving Castle, que gira em torno de mitologia parecida com a dos livros de Crestomanci, vai virar desenho animado no ano que vem, pelas mãos de um dos maiores diretores de animação do mundo: Hayao Miyazaki, o diretor ganhador do Oscar de Melhor Animação de 2003, com Spirited Away.
No site oficial da autora, www.dianawynnejones.com, você encontra informações sobre toda a bibliografia da moça e pode até ler um FAQ sobre ela e seus personagens. Nós, aqui da Arca, estamos fazendo de tudo para conseguir uma entrevista com Diana. E, veja bem, ela, apesar de ter um website, não navega pela Internet nem responde e-mails. A coisa está sendo feita via carta, correio etc. Pode demorar um pouquinho, mas fique ligado porque brevemente você lerá algo exclusivo sobre o assunto por aqui.
São livros tão bons ou até melhores que os de Rowling. Mas quem foi que disse que você precisa escolher? Isso não é futebol nem partido político, meus amigos: leiam as duas séries e tirem suas próprias conclusões!
:: Veja outras dicas de leitura do Bux
:: Gostou? Então compre o livro clicando aqui, com toda a facilidade
|