A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 26/10/2003, às 11:50

E O Sr. SPOCK VEM AO BRASIL!
El Cid se encontrou cara a cara com Leonard Nimoy Trinta e sete anos depois da primeira exibição da série clássica de Jornada nas Estrelas, finalmente o Sr. Spock aterrissou no Brasil. E depois de cruzar quase toda a galáxia indo aonde nenhum homem jamais esteve, o oficial de ciências vulcano da Enterprise envelheceu. Mas […]

Por
Thiago "El Cid" Cardim


Trinta e sete anos depois da primeira exibição da série clássica de Jornada nas Estrelas, finalmente o Sr. Spock aterrissou no Brasil. E depois de cruzar quase toda a galáxia indo aonde nenhum homem jamais esteve, o oficial de ciências vulcano da Enterprise envelheceu. Mas os cabelos brancos fizeram muito bem a ele: a frieza e racionalidade de outrora foram substituídas por sorrisos espontâneos e um humor bem sutil e inteligente. Teria a convivência com o Capitão Kirk feito bem ao seu grande amigo? Nada disso: o que acontece é que, tanto para este repórter quanto para todos os outros que lotaram a sala de imprensa do Hotel Emiliano, em São Paulo, na manhã desta quinta (23), era impossível dissociar o personagem do ator Leonard Nimoy, que está no país para a convenção anual da Frota Estelar, fã-clube oficial de ‘Jornada nas Estrelas’.

Aos 72 anos, Nimoy ainda carrega os traços inconfundíveis de Spock. E exatamente por isso era a nítida a expressão de assombro e admiração nos rostos de cada um assim que ele adentrou a sala. Muito simpático, ficou notadamente surpreso com a maciça presença da imprensa tupiniquim. “O Brasil é maravilhoso, estou honrado e me divertindo bastante, tendo contato com pessoas maravilhosas”, afirmou. “Falei com Walter Koenig (Chekov) e George Takei (Sulu) e os dois me disseram que os fãs brasileiros são os mais inteligentes do mundo”. Ele e a mulher, fãs de filmes estrangeiros, assistiram ‘Central do Brasil’ e adoraram. “Ver estes filmes nos permite conhecer a condição humana fora dos EUA”.

Afastado da TV e do cinema desde a metade da década de 90, o ator afirma que, pelo menos por enquanto, pretende ficar afastado destas atividades, dedicando-se ao seu novo hobby: a fotografia. “Preciso manter minha reputação junto a minha mulher”, brincou. “Com a fotografia, não preciso me ausentar de casa por semanas ou mesmo meses a fio”. Quando alguém citou o próprio Spock ao dizer que ‘sempre há possibilidades’ para que ele volte a assumir o papel que o celebrizou, Nimoy sorriu. “Com relação ao futuro, tudo é uma questão hipotética. Há 12 anos eu não tenho contato com a Paramount. Acho improvável que, num futuro próximo, meu telefone toque com uma proposta deles. É algo ilógico”, brincou o ator com outra expressão típica do vulcano.

A desenvoltura e tranquilidade com a qual Nimoy se refere ao seu alter-ego afasta de vez qualquer dúvida sobre uma possível indisposição com a tremenda identificação que ele ainda tem com Spock. “Fico feliz que vocês tenham dificuldades em dissociar a minha imagem à de Spock, porque ele é um ótimo personagem, uma excelente contribuição para o mundo da ficção científica”. O ator americano também comentou o polêmico livro ‘Eu Não Sou Spock’, cujo título levou os fãs a entenderem que ele estava rejeitando a figura do braço-direito de Kirk.

Segundo Nimoy, na década de 70 uma editora pediu que ele escrevesse um livro a respeito de sua experiência nos sets de filmagens de ‘Jornada nas Estrelas’. “Certo dia, estava de passagem pelo aeroporto de São Francisco quando uma senhora, acompanhada do filho de 8/9 anos, me reconheceu e veio falar comigo. ‘Olha quem está aqui’, dizia ela para o garoto. E ele não me reconheceu. ‘Como assim, este é o seu personagem favorito, você assiste ele na TV toda semana. É o Sr.Spock’. Mas o garoto não me reconheceu mesmo”. A experiência influenciou o ator de tal forma que acabou se transformando num capítulo do livro a respeito das diferenças entre ele mesmo e Spock. “Quando o livro estava pra sair, o editor me perguntou que título eu gostaria de usar e sugeri justamente o nome deste capítulo: Eu Não Sou Spock. Foi um erro que cometi e que me persegue mesmo 25 anos depois. Tive até que escrever um livro chamado ‘Eu Sou Spock’ para esclarecer a história toda”.

E afinal de contas, no que Spock e Nimoy se parecem? “Hummmm… No intelecto brilhante, talvez?”, satirizou. “E também é incrivelmente sexy”, elogiou sua mulher, Susan Nimoy, escondida no fundo da sala.

Para matar a curiosidade dos fãs, Leonard Nimoy também comentou sua relação com o ator William Shatner, o intérprete do Capitão Kirk. As lendas do mundo da televisão afirmam que sempre existiu uma rivalidade entre os dois nos bastidores da série – que Nimoy não negou completamente. “Hoje em dia, somos grandes amigos. Mas na época, ambos éramos muito jovens e muito ambiciosos. É claro que havia um clima de competitividade no ar”.


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2025