A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 02/10/2003, às 08:55

Crítica: CAÇADO
Química entre Del Toro e Jones é o marco do filme Contando a velha história de conflitos entre mestre e aprendiz, Caçado (The Hunted, 2002 – confirmar o ano) é um bom filme, mas parece que muito da película deve ter ficado no chão da sala de edição, e só teremos a possibilidade de vê-las […]

Por
Paulo "Fanboy" Martini


Contando a velha história de conflitos entre mestre e aprendiz, Caçado (The Hunted, 2002 – confirmar o ano) é um bom filme, mas parece que muito da película deve ter ficado no chão da sala de edição, e só teremos a possibilidade de vê-las em DVD.

O filme mantém um clima tenso entre o soldado renegado Aaron Hallam (Benicio Del Toro, de Snatch: Porcos e Diamantes, e ganhador do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por ‘Traffic’) e o antigo instrutor L.T. Bonhan (Tommy Lee Jones, de Homens de Preto 2), chamado para caçá-lo depois que alguns agentes da CIA foram mortos em uma floresta. Quase não há diálogo entre os dois personagens: tudo é resolvido no olhar, e em algumas ótimas sequências de luta e de perseguição.

Sem dúvida a direção competente de William Friedkin (de ‘O Exorcista’ e ‘Regras do Jogo’) é o grande diferencial, assim como as atuações de Jones e Del Toro. O bacana dos dois personagens principais é que você pode “ver” o que eles são, ao invés de ficar ouvindo algum personagem contar sobre as estripulias (para quem se interessa por roteiro, sabe que é exatamente assim que se deve construir um personagem, com ações). Uma atenção especial foi dada à caracterização: vemos Jones em diversas sequências onde ele apenas segue as trilhas deixadas pelo seu inimigo. Del Toro fala pouco, e age sempre mortalmente quando necessário. Nota 10.

Ainda assim, a sensação é de que há muito mais a se conhecer de ambos os personagens. Você vê, durante o início do filme, que há uma boa razão para o personagem de Del Toro se rebelar. Mas não fica claro o que ele pretende atingir com aquilo. Cabe aqui uma grande referência, em uma curta sequência, onde podemos ver o que os horrores da guerra fizeram com a mente Hallam, da mesma maneira que acontece com o personagem de Marlon Brando em ‘Apocalypse Now’. Mas alguns detalhes importantes sobre sua vida, como seu aparente romance com uma mãe solteira, são muito mal aproveitados.

No caso de Jones, sua ligação com o personagem de Del Toro é clara, mas não pessoal o suficiente. A motivação não soa muito crível… e não se explora nada sobre o passado de seu personagem. É por essas e outras que acredito que muito material foi editado. Posso estar errado, mas espero que haja essas cenas editadas no DVD. Aí sim, poderemos ter uma idéia.

De qualquer maneira, recomendo muito ‘Caçado’. Um thriller de primeira linha.


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2024