|
El Cid e R.Pichuebas não cansam de levantar polêmica. Depois do primeiro Bate Papo, onde a conversa dos dois nerds sobre os filmes “arrasa-quarteirão” jogou muita meleca no ventilador, a conversa por email dos dois, agora sobre a Marvel e a DC, promete deixar muito fã em polvorosa! Vejam só:
De: elcid@a-arca.com
Para: rpichuebas@a-arca.com
Assunto: Marvel x DC
Aproveitando que o nosso papo por e-mail sobre a A Liga Extraordinária rendeu, queria ver se a gente fazia um esquema semelhante… mas desta vez discutindo, no melhor estilo ‘Pano prá Manga’ (ou Ringue, se preferir relembrar a saudosa PQP), qual das duas editoras é melhor: Marvel ou DC?
E aê, o que tu acha?
De: rpichuebas@a-arca.com
Para: elcid@a-arca.com
Assunto:RE: Marvel x DC
Fala a verdade: Você quer me tornar o ser mais odiado d’A ARCA, né? Já tô vendo que aquele artigo sobre os livros do André Vianco vai dar o que falar. E nem comento a discussão sobre ‘Liga’.
Mas por mim, beleza.
De: elcid@a-arca.com
Para: rpichuebas@a-arca.com
Assunto:RE: Marvel x DC
Então vambora: qual é melhor – Marvel x DC?
De: rpichuebas@a-arca.com
Para: elcid@a-arca.com
Assunto:RE: Marvel x DC
É, não dá pra simplesmente virar e dizer “MARVEL” ou “DC” sem ponderar um pouco.
Na minha opinião o que difere as duas editoras é a abordagem escolhida nas histórias de seus heróis. Enquanto a DC enfoca mais os heróis e suas aventuras para salvar o mundo (Ou mundos, dependendo da época) a Marvel é mais sobre as pessoas por trás das máscaras. Sempre adorei essa abordagem da Marvel, nos trazendo edições em que os heróis não aparecem com seus uniformes uma única vez, tomando como exemplo várias histórias do Homem-Aranha escritas por Paul Jenkins, ou mostrando uma equipe simplesmente conversando ou passando o tempo como uma família, como em edições de X-Men e Quarteto Fantástico.
O Universo Ultimate da Marvel tem mandado ver nessa abordagem — Humanizar o máximo possivel os seus personagens — como na história de Mark Millar em que Steve Rogers age como realmente deveria agir quando descobre que Hank Pym espancou sua esposa e na história anterior, em que os heróis são convidados para jantar na casa de Tony Stark.
Já na DC, já vi muito disso nas histórias do Flash, mas o problema grave da DC na minha opinião é a sua cronologia complicadíssima, que consegue ferrar tanto com o lado humano do personagem como o seu lado heróico. E quase sempre quando acontece algo com os alteregos dos heróis é simplesmente um recurso para aumentar as vendas ou algo parecido. Os heróis da DC realmente não me interessam… bem, tirando o Lanterna Verde. Ele é foda.
É por isso que na minha opinião Paul Jenkins acerta muito mais como escritor do Homem-Aranha do que Straczynski. Pronto. Eu disse. Pode me odiar. 😉
Sobre quadrinhos adultos… Bem, não há comparação. Uma linha com personagens como John Constantine e Sandman ganha fácil da Marvel Max. Se bem que achei muito interessante os títulos adultos da linha Max que li. É esperar um pouco pra ver no que vai dar.
Como é pra escolher uma, com certeza escolho a Marvel. Adoro seus heróis — em especial o Homem-Aranha — e suas aventuras, que dão de dez a zero na DC. Dá pra contar nos dedos os heróis da DC que eu gosto — E não, o Batman e o Superman não estão entre eles — e as histórias que eu adorava como a Liga de Keith Giffen acabaram faz tempo. Embora goste muito da linha Vertigo, só ela não é suficiente pra desbancar a Casa das Idéias do seu posto em primeiro lugar.
Sempre curti as histórias da Marvel, mas desde que Joe Quesada chegou como editor da linha Marvel Knights meu apreço só tem aumentado.
De: elcid@a-arca.com
Para: rpichuebas@a-arca.com
Assunto:RE: Marvel x DC
Concordo com quase tudo que você falou (o que não é algo tão comum de acontecer). Realmente a Marvel tem apelado, especialmente nos anos 80/90, para o aspecto humano dos justiceiros mascarados. Gosto disso. A gestão Joe Quesada tem sido especialmente produtiva neste tipo de tramas. O melhor exemplo é mesmo o Universo Ultimate – que, por sinal, denota outra excelente qualidade da ‘nova’ Marvel: a renovação. Quesada tem sido extremamente incisivo na apresentação de seus heróis para uma nova geração de fãs, reinventando cronologias, apagando bobagens feitas nos anos 90, tornando alguns personagens mais adultos ou simplesmente diferentes e, é claro, levando estas maravilhosas criações para os cinemas.
No entanto, sou obrigado a defender a DC em alguns pontos. Por exemplo: a cronologia. Olha, pelo menos eles ainda fizeram a excelente ‘Crise nas Infinitas Terras’, que colocou um ponto final em muita bobagem que os autores insistiam em fazer. Vai me dizer que a cronologia dos X-Men é menos complicada do que a de qualquer personagem da Marvel? Pára com isso, meu! E mais: a DC pelo menos se assume como um mundo que é ‘baseado’ no nosso mundo real. O Lex Luthor é o presidente dos EUA, Amanda Waller é a secretária de defesa, Metrópolis é a maior cidade do mundo, Coast City foi devastada pelo Mundo Bélico… Isso dá muito mais liberdade criativa. E esta é uma postura muito consistente entre todos os autores da casa. Coisa que infelizmente não acontece na Marvel. Tudo bem que, em comparação aos anos 80, a história melhourou muito. Mas assumir que o mundo da Marvel é o ‘mundo real’ é perigoso e requer argumentos bons o suficiente para não precisar de explicações pseudo-científicas estúpidas. Além, é claro, de contato entre os roteiristas de diferentes títulos que se interligam. O Quarteto Fantástico, por exemplo, tem sido campeão na categoria ‘insultos a nossa inteligência’.
Com relação ao crescimento dos personagens, a linha Vertigo fez muito bem para a DC. Antes mesmo do Joe Quesada entender que, depois do 11 de setembro, era hora de esquecer a postura infantilóide de certos heróis (como o Capitão América), a DC já se deixava contaminar por coisas como ‘Sandman’ e ‘Hellblazer’. Basta relembrar a Liga da Justiça de Grant Morrison – que era tão boa quanto o seu trabalho em X-Men. Muuuuuuuuuito antes do Deadpool de Joe Kelly e Ed McGuiness, o J.M. de Matteis já nos fazia morrer de rir com seu humor inteligente na Liga, repleta de heróis de segunda linha.
Com relação aos heróis… bom, eu sou louco pelo Homem-Aranha. Mas, depois dele, a minha lista de favoritos é repleta de nomes vindos do universo DC: Homem-Animal, Monstro do Pântano, Lanterna Verde, Arqueiro Verde, Flash, Batman… O Panteão clássico de heróis da DC é fodaço, sejamos sinceros. Algumas vezes, até imbatível. Só o Homem-Borracha e o Eléktron já valem a coisa toda valer a pena.
Nos dias de hoje, eu não sei dizer quem é a melhor. Estaria inclinado a dizer que é a Marvel… mas a DC tem títulos que eu adoro. E não são poucos. A Liga, a Sociedade da Justiça (muito melhor do que qualquer história dos Vingadores), o Flash, o Lanterna Verde (do Judd Winick)… Tem muita coisa boa rolando.
E… eu prefiro muito mais o Jenkins do que o Straczynski, meu! Tá doido? Odeio esta história de ‘totem aranha’, animal sagrado e coisa do gênero. Isso é muito xamanista e não tem absolutamente nada a ver com o mundo do aracnídeo. Basta fazer uma história com 75% do maravilhoso mundo azarado de Peter Parker que já tá valendo. 🙂
De: rpichuebas@a-arca.com
Para: elcid@a-arca.com
Assunto:RE: Marvel x DC
Ok, uma coisa é a cronologia dos X-Men ser complicada e outra coisa é a cronologia de um UNIVERSO ser tão complicada a ponto se tornar necessário duas limpezas (Zero Hora e Crise). E tirando algumas loucuras de alguns roteiristas malucos — Leia-se John Byrne e o Homem-Aranha –, até que a cronologia dos personagens Marvel é relativamente organizada. E sinto que depois dessa virão paus e pedras contra a minha pessoa. 😉
Concordo com a sua opinião sobre o “mundo real”, sobre o Quarteto e sobre a DC ter feito muitas coisas antes da Marvel (Que espécie de discussão é essa em que todo mundo concorda com todo mundo?). Mas é como eu disse: a fase que eu adorava de histórias da DC acabou. São uma ou outra revista que tenho vontade de ler e até mesmo a nova abordagem à velhos personagens não me atrai mais. Sobre a Vertigo, foi possível sentir a influência da linha não só no Universo DC, mas também no Universo Marvel. Desde o seu lançamento os quadrinhos das duas companias foram ficando mais sérios, mais adultos e mais interessantes. Mas ainda assim, prefiro a abordagem da Marvel. É uma pura questão de gosto.
E realmente, sempre gostei mais dos heróis de segundo escalão da DC: G’nort, Gladiador Dourado e Bezouro Azul estão entre os meus favoritos. Não é a toa que ainda acho a Liga de Giffen/Matteis/Maguire a melhor Liga de todos os tempos — Sim, melhor até que uma Liga só com os todo-poderosos big guns da DC.
Viva Peter Parker.
De: elcid@a-arca.com
Para: rpichuebas@a-arca.com
Assunto:RE: Marvel x DC
Voltando a falar de cronologias: putz, sei não. A cronologia do Universo Marvel também precisava de uma boa limpeza, na moral. Tanto é que a Marvel resolveu contratar o John Byrne pra tentar resolver a complicada linha do tempo do Homem-Aranha. Tudo bem que ele só fez merda, mas…
E cito muitos outros exemplos: Vingadores, Quarteto, tudo que tem a ver com a letra X (X-Men, X-Factor, X-Force, Novos Mutantes e por aí vai). Infelizmente, neste caso as duas editoras se equivalem: até pouco tempo, era necessário um moooooooooooonte de conhecimento específico para entender as histórias completamente. Fala sério – estas viagens no tempo e incursões pela Zona Negativa (que sei que você ODEIA e é criação da Marvel) só ajudam a cagar tudo.
Sugiro que você comece a ler a Sociedade da Justiça, velhinho. O bagulho é simplesmente maravilhoso, um ode aos bons e velhos quadrinhos de heróis da Era de Ouro. Posso estar soando meio velho ao dizer isso, mas vale a experimentação. Aproveite e leia também Lanterna Verde e Flash – aqui no Brasi, os três títulos estão na mesma revista, fica mais fácil.
E não custa lembrar o soberbo arco de histórias do gordinho Kevin Smith a frente do Arqueiro Verde…
Concordo que os heróis de segundo escalão da DC são ótimos. E sou fã assumidaço da Liga de DeMatteis/Giffen/Maguire. Mas o trabalho que o Grant Morrison fez com os grandes medalhões da DC foi fudidíssimo. A abordagem do Batman foi excelente – o cara foi até expulso do time acusado de traição, só porque ele tinha planos de emergência para acabar com cada um dos membros da Liga caso algo saísse errado algum dia. Este é o Batman que conhecemos.
De: rpichuebas@a-arca.com
Para: elcid@a-arca.com
Assunto:RE: Marvel x DC
Depois a gente conversa sobre o Hipertempo. 😉
O arco do Kevin Smith foi justamente uma das histórias que me fez voltar a ler um pouco da DC. E realmente vou dar uma conferida nas histórias da Sociedade e do Flash. Li alguns previews da Sociedade na boa a velha Wizard americana e achei interessante. Sobre o Lanterna Verde não há dúvidas: Ele é um dos personagens mais legais da DC. Da Marvel, não tenho o que lhe dizer para começar a ler já que você lê tudo, mas sugiro que você espalhe pelo mundo o quanto X-Force é ducaralho.
Com certeza é de mais histórias assim que o Batman precisa. O personagem é legal, mas parei de ler suas histórias após me decepcionar com personagem. Cheguei até a um ponto onde achava o Batman do ‘Batman: The Animated Series’ melhor que o Batman dos quadrinhos.
De: elcid@a-arca.com
Para: rpichuebas@a-arca.com
Assunto:RE: Marvel x DC
Ah, verdade. Está aí um dos pontos onde a DC acaba com a Marvel: embora a Casa das Idéias seja ótima no mundo do cinema, a Distinta Concorrência acerta muito bem no mundo dos seriados e desenhos animados, coisa que a Marvel está devendo há muito tempo. Basta ver ‘Smallville’ e os últimos desenhos animados do Batman (incluindo ‘Batman Beyond’) e do Super-Homem pra saber do que estou falando.
De: rpichuebas@a-arca.com
Para: elcid@a-arca.com
Assunto:RE: Marvel x DC
Mas pra toda regra existe uma exceção: Birds of Prey é ridículo. 🙂 Os desenhos baseados em personagens da DC realmente são muito bons. Se os filmes do Batman fossem produzidos pela mesma equipe do desenho, sairia uma coisa muito melhor do que Batman Forever e Batman & Robin. Nunca consegui entender o porque dos desenhos baseados em personagens da Marvel serem tão ridículos. ‘Homem-Aranha’ e ‘X-Men’ deixou a desejar, ‘Homem-Aranha: Ação sem limites’ foi uma bosta e nem vou comentar os desenhos do Homem de Ferro e do Quarteto. Ainda acho que tudo foi culpa da Saban, afinal, uma empresa responsável pelos Power Rangers deveria ser eliminada do planeta. Ainda estou pra conferir o novo desenho do Aranha da Mtv.
De: elcid@a-arca.com
Para: rpichuebas@a-arca.com
Assunto:RE: Marvel x DC
E a que conclusão chegamos? 🙂
De: rpichuebas@a-arca.com
Para: elcid@a-arca.com
Assunto:RE: Marvel x DC
Que, atualmente, a Marvel é a melhor no geral. A DC, embora tenha diversas qualidades, ainda precisa se esforçar um pouquinho mais para tomar o primeiro lugar. Mas, com os atuais roteiristas e com uma ajudazinha de um filme do Batman que parece que está indo na direção certa, ela tem tudo para dar a volta por cima.
Isso se o filme da Mulher-Gato não foder com tudo de vez. Aí, meu amigo, a vaca foi pro brejo.
De: elcid@a-arca.com
Para: rpichuebas@a-arca.com
Assunto:RE: Marvel x DC
O da Mulher-Gato?
Você está sendo otimista. O que você acha de um John Constantine moreno, americano, que tem um carro e um interesse romântico? Isso sim eu chamo de ‘foder tudo de vez’.
De: rpichuebas@a-arca.com
Para: elcid@a-arca.com
Assunto:RE: Marvel x DC
Mas será que o Neo Constantine e a Mulher-Tiazinha serão muito piores que o filme do Demolidor? Se forem, MEDO!!
De: elcid@a-arca.com
Para: rpichuebas@a-arca.com
Assunto:RE: Marvel x DC
Hahahahahahahahahahahahahaha
Meu Deus, como junho está longe… Precisamos urgente da estréia do ‘Homem-Aranha 2’
De: rpichuebas@a-arca.com
Para: elcid@a-arca.com
Assunto:RE: Marvel x DC
2 de julho de 2004. Esse é o dia. 🙂 E se o Fanboy estivesse aqui ele diria “MAS NADA DISSO IMPORTA!! O QUE IMPORTA QUE É O FILME DOS TRANSFORMERS VEM AÍ!!”
O que você acha de discutirmos GOBOTS x TRANSFORMERS da próxima vez e não chamarmos o gordinho? 😉
De: elcid@a-arca.com
Para: rpichuebas@a-arca.com
Assunto:RE: Marvel x DC
Ótimo.
No final, podíamos chegar a uma conclusão: Thundercats é melhor do que os dois juntos.
De: rpichuebas@a-arca.com
Para: elcid@a-arca.com
Assunto:RE: Marvel x DC
Com certeza! Entre um robô de batom e a Cheetara, sou muito mais a gata que faz o pau crescer (NUUOOSSA ESSA FOI HORRÍVEL!!).
Leia mais:
:: Não deixe de ler o primeiro bate papo dos dois nerds, onde eles detonam os filmes “arrasa-quarteirão”
|