A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 07/09/2003, às 08:56

SPIRAL ZONE: seja bem vindo à Fronteira!
Mais um desenho animado de grande sucesso no Brasil durante os anos 80 Eu realmente fiquei impressionado na primeira vez que recebi um email perguntando sobre um certo desenho animado que a Globo transmitiu durante a maravilhosa década de 80 aqui no Brasil, onde algumas pessoas possuíam marcas vermelhas pelo corpo todo depois de entrar […]

Por
Paulo "Fanboy" Martini


Eu realmente fiquei impressionado na primeira vez que recebi um email perguntando sobre um certo desenho animado que a Globo transmitiu durante a maravilhosa década de 80 aqui no Brasil, onde algumas pessoas possuíam marcas vermelhas pelo corpo todo depois de entrar em uma determinada parte da cidade.

E que tinha um carinha com um veículo que mais parecia uma roda gigante.

Depois desse primeiro, comecei a receber pelo menos 1 email a cada 15 dias perguntando sobre essa série. E pensei comigo mesmo: “Cacete, o pessoal ainda se recorda de Zone Riders“! E aqui estou eu para trazer mais esse pedacinho espetacular do passado para vocês, caros nerds.

:: A HISTÓRIA

A história de Spiral Zone se passa no futuro, onde um grupo terrorista conhecido como Black Widows (os Viúva-Negras) consegue espalhar uma bactéria pelo mundo a qual tem o poder de infectar seres humanos e transformá-los em zumbis, cascas sem vontade própria.

O líder dos terroristas, Overlord, foi quem criou a bactéria. Overlord também criou os zone generators, geradores que criam campos onde a bactéria é disseminada, transformando todos que estiverem em seu raio de alcance em zumbis. Esses locais foram chamados de Spiral Zones (Zonas Espirais) pois era desta maneira que a bactéria se espalhava, em formato espiral.

Em sua ânsia de dominação do mundo, Overlord também infectou seus principais generais, para ajudá-lo à deixar todo o planeta dentro da Zona. Entre os principais capangas do inventor das Zones, estão Bandit, um mestre dos disfarces; Duchess Dare; Razorback, um expert em espadas e lâminas; e Reaper, caçador de cabeças.

E o nosso planetinha estaria nas mãos desses tiozinhos, se não fossem pelos…

:: OS HERÓIS: ZONE RIDERS

A atual situação no planeta fez com que as nações se unissem para alcançar um objetivo comum (imagina a força que isso tinha em plenos anos 80, com aquela tensão entre Estados Unidos e União Soviética). De qualquer maneira, os maiores cientistas de cada país chegaram a um material que finalmente conseguia proteger as pessoas da maldita bactéria. O problema é que esse material foi encontrado em pouquíssima quantidade, sendo possível a produção de apenas 5 armaduras.

Essas armaduras foram, então, dadas a um seleto grupo de soldados, que foram chamados de Zone Riders. O quinteto era formado por pessoas de diversas nacionalidades, mas a liderança dos Riders tinha que ser dos americanos (claro), tendo Dirk Courage (nossa, que nome original), como comandante. A equipe ainda era formada por Kateria Anastasia, da Rússia; Hito Taka, do Japão, um grande conhecedor de técnicas de infiltração; Tank Schmidt, da Alemanha, expert em armas, e Max Jones, de origem desconhecida.

:: CURIOSIADES MIL

Como praticamente toda série de animação que passou nas principais redes de TV norte-americanas dos anos 80, Spiral Zone também tinha como objetivo a venda de bonequinhos. A série foi desenvolvida pela empresa de brinquedos Tonka – que também criou os Gobots, os concorrentes dos Transformers – e começou a ser exibida em 21 de setembro de 1987 em diversas emissoras de tv nos EUA, já que a série era “syndicated” (isto é, não havia exclusividade com nenhuma emissora em especial, como hoje vemos desenhos exclusivos da Cartoon Network, como O Laboratório de Dexter e Samurai Jack).

A série teve uma boa repercussão, mas não foi além disso, já que teve seu último episódio exibido em 18 de dezembro de 1987 (os episódios passavam diariamente). Mas a aposta da Tonka foi grande: foi requisitada uma leva inicial de 65 episódios, que compôs sua primeira e única temporada (hoje em dia, a média é de 13 a 26 episódios por temporada).

A série teve sua história criada pela polivalente Diana Dru Botsford. Além de Spiral Zone, Brotsford trabalhou anteriormente como produtora associada na série animada M.A.S.K. (eu farei uma matéria sobre essa série espetacular em breve), além de trabalhar como diretora de efeitos visuais no filme Um Drink do Inferno. Diana também trabalhou como diretora de dublagem e produtora de outras séries animadas e filmes quase nada conhecidos aqui no Brasil.

O mais bacana é saber que Spiral Zone e a série de TV Babylon 5 têm algo em comum: o escritor J. Michael Straczynski, que participou do desenvolvimento da série e escreveu diversos episódios.

E acredito que alguns devem estar se perguntando: mas o nome da série é “Spiral Zone” ou “Zone Riders”? O nome original é “Spiral Zone”. Vai saber porque cargas d´água a Globo divulgou a série como “Zone Riders” por aqui…

:: VOCÊ É FANZÃO DA SÉRIE? ENTÃO ESCREVA NA VOZ DOS NERDS!

E a febre anos 80 ainda está à toda! Transformers é a maior prova disso, com o filme live-action vindo aí, sem falar na nova série, Transformers Energon. Uma nova série de Spiral Zone não seria nada mal, fala a verdade…

Nos últimos meses da década de 80, a Hasbro comprou a Tonka, e transformou a empresa – que também criou os Gobots – em um linha de brinquedos para crianças em idade pré-escolar. Como Spiral Zone não foi assim um grande sucesso, é bem difícil que ela retorne à luz do dia. Mas quem sabe? Esse mundo é tão louco…

Aproveite e deixe sua opinião sobre a série aí embaixo, n´A VOZ DOS NERDS!


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2024