A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 04/09/2003, às 11:36

ESPECIAL A LIGA EXTRAORDINÁRIA – O gibi
Gibi nota 10. Já o filme… Excelsior!!! A literatura é algo impressionante! Todo aquele trabalho fascinante com as palavras, que gera a criação de novos universos no mesmo planeta em que vivemos e personagens espetaculares que vagam por nossa imaginação sem parar! Agora pegue esses personagens, ícones da literatura universal, junte todos em uma só […]

Por
Bruno "Benício" Fernandes


Excelsior!!!

A literatura é algo impressionante! Todo aquele trabalho fascinante com as palavras, que gera a criação de novos universos no mesmo planeta em que vivemos e personagens espetaculares que vagam por nossa imaginação sem parar!

Agora pegue esses personagens, ícones da literatura universal, junte todos em uma só história cheia de mistério e jogos de poder, e pronto! Teremos As Aventuras da Liga Extraordinária (The League of Extraordinary Gentlemen, 1999), uma obra dos quadrinhos criada pelo mestre Alan Moore e desenhada pelo original Kevin O’Neill para o próprio selo de Moore, o America’s Best Comics, conhecido mais pela sigla ABC e que praticamente nos diz o seguinte: “Vão ler mais livros. As histórias são fantásticas e os personagens são duca!”

Tudo começa na Inglaterra vitoriana de 1898, onde a Inteligência Britânica, liderada pelo misterioso Sr.M e seu porta voz Campion Bond (talvez um parente de James Bond, hã?) contrata alguns famosos excluídos da sociedade da época, como a desquitada Mina Murray (ex-senhora Harker) junto com o pirata hindu e cientista Capitão Nemo, para recrutar uma lista de outros ilustres excluídos da terra da rainha em troca do perdão da coroa.

O primeiro da lista é o grande explorador Alan Quatermain, que se encontra na cidade do Cairo, na sarjeta e viciado em ópio. O próximo da lista é o introvertido médico Henry Jeckyll e seu alter-ego bestial Edward Hyde que está escondido em Paris. E por último o mau caráter Hawley Griffin, o Homem Invisível, que continua em Londres, na parte norte da cidade.

Com a missão cumprida e a Liga formada, o Sr.M passa para Bond a nova tarefa: recuperar a cavorita, uma invenção que possilita a levitação e que será usada em uma expedição inglesa à Lua na virada do século. O artefato foi roubado pelo Doutor, que se instalou em Londres e quer vingança do povo britânico.

Mas o buraco é bem mais embaixo do que a Liga imagina… E por isso, eles terão que descobrir tudo sozinhos, à sua maneira, atropelando todos que entrarem em seu caminho. Inclusive seus superiores.

Alan Moore conseguiu não só misturar mundos diferentes em um só, como também aventura, mistério, terror, ficção e humor em uma narrativa completamente literária, cheio de detalhes que só um livro pode passar e participações de outros personagens, como Chevalier Auguste Dupin e Mycroft Holmes (irmão de um certo detetive famoso…). E sem contar que as edições americanas vinha com comerciais de produtos, artigos e um conto que terminava na última edição da minissérie, como se fosse um jornal do século passado para entrar no clima da época (sensacional!). Mas nota zero para a edição nacional nesse quesito, que só trouxe a história e nada mais.

O volume dois da minissérie terminou nesse ano e ainda é inédito no Brasil. Embora continue com o mesmo clima de antes, a história ficou bem mais Sci-Fi: os inimigos são, desta vez, os alienígenas do livro Guerra de Mundos, de H.G.Wells. E o terceiro volume já está a caminho.

Com relação ao filme… er… ENTÃO! Voltemos ao gibi…

E ainda:
Crítica do Filme | Os Personagens do Filme | Quem é Alan Moore | O Gibi


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2024