|
O que você consegue imaginar sobre este sujeito chamado Steve Jackson? Quer dizer, ele é um dos nomes mais conhecidos e venerados do mundo do RPG, independentemente do fato de você gostar ou não de sua criação mais famosa, o GURPS (ou Generic Universal Roleplaying System). No entanto, eu só conseguia pensar nele como um velhinho simpático sentado em seu sofá e rodeado de netos para os quais ele, habilidosamente, contava histórias sobre mundos de magia, cavaleiros e dragões… Depois de uma rápida entrevista por e-mail, confirmei o fato de que ele é simpático… mas não tem nada de velhinho!
Na verdade, fisicamente, ele está mais para Kevin Smith do que para Papai Noel. Fugitivo de um curso de direito (que ele abandonou para se dedicar ao desenvolvimento de jogos), Jackson é um aficcionado por ficção científica, dinossauros, jardins aquáticos e Lego. Ele tem até uma empresa de internet lá em Austin, no Texas, que oferece web hosting e todo tipo de serviço relacionado – www.io.com/. E o homem não pára! No meio da correria do dia-a-dia, Jackson encontrou tempo pra falar com a equipe d’A ARCA, revelando que está trabalhando numa versão online do GURPS e ainda dando sua opinião sobre o afamado sistema D20…
A ARCA: O que o levou a trabalhar com RPG?
Steve Jackson: Essa é fácil: eu adoro RPG! 🙂
AA: De onde você tirou o conceito para criar o GURPS?
SJ: Eu estava cansado de ter que aprender regras novas toda vez que eu quisesse mudar de ambientação. Queria um set de regras que pudesse ser usado em qualquer situação.
AA: Qual suplemento do GURPS é seu favorito?
SJ: Não tenho favorito. Seria como perguntar “Qual dos seus filhos é seu favorito?”
AA: Há algum suplemento de GURPS que você gostaria de ter lançado, mas não lançou?
SJ: Seria espetacular conseguir a licença para lançarmos um suplemento baseado na série de TV Babylon 5. Também sou fã do mundo Tekumel, de Professor Barker. Mas fazer o quê?
AA: Pode nos dizer o que há no futuro para o GURPS e para outros projetos da Steve Jackson Games?
SJ: Ainda estamos devagar, mas a versão online do GURPS, que estamos fazendo em cooperação com a Worlds Apart Prodcutions, está caminhando. Acredito que esta seja a grande novidade.
AA: GURPS ainda é a prioridade da Steve Jackson Games ou há algum novo projetos que se tornará o novo carro-chefe da SJG?
SJ: GURPS continuará a ser o nosso principal sistema de regras, se é isso que estão perguntando. Mas eu tenho feito muitas coisas além disso, incluindo card games. Munchkin é muito popular aqui nos EUA agora, e eu estou produzindo mais cards do jogo.
AA: Temos ouvido de outros jogadores que o GURPS é um sistema “antigo”, principalmente na área de regras. O que você acha dessa afirmação?
SJ: Eu acho que eles devem ser mais específicos do que “antigo”, antes que eu possa dar uma resposta sobre o assunto…
AA: O sistema D20 é o mais novo sistema genérico de RPG. O que você pode dizer sobre isso, já que o GURPS era, até então, o mais famoso sistema genérico?
SJ: Eu não considero o sistema D20 genérico. Em primeiro lugar, muitos livros que usam o sistema D20 não são compatíveis entre si, pois não há supervisão; cada editora muda as regras, e muitas fazem mudanças gigantescas! Em segundo lugar, a idéia de “classes e níveis” – em minha opinião – não funciona com qualquer cenário, seja ele realista ou de ficção científica. A idéia de um “bombeiro de 3º nível” ou um “pirata especial de 7º nível” soa muito bobo para muitos jogadores.
AA: O que você acha das convenções? Elas são uma boa maneira para que os fãs se encontrem e se relacionem, ou há melhores métodos?
SJ: Eu adoro convenções, e eu não conheço melhor maneira para os fãs se encontrarem. Bate-papo online é bom, mas não é a mesma coisa.
AA: Você ainda joga RPG apenas pela diversão, ou apenas por causa do trabalho? GURPS é o seu favorito?
SJ: (Risos) Sim, eu ainda jogo de vez em quando, mas normalmente apenas jogos-teste, e sim, meu preferido é o GURPS. Claro! (Steve fica impressionado com a pergunta… ^_^)
AA: Você tem filhos? Eles jogam RPGs com os amigos? Eu fico só imaginando: “Caras, meu pai é, tipo assim, o criador do GURPS!” ^_^
SJ: Não, não, eu estou solteiro.
AA: Diga para nós como é sua rotina, um dia comum na vida de Steve Jackson.
SJ: Não existe isso de UM dia comum. Alguns dias eu trabalho em casa, escrevendo ou lendo manuscritos de livros para o GURPS. Já em outros dias eu vou ao escritório trabalhar com minha equipe – trabalho com 20 pessoas no escritório.
AA: Pensando em Illuminati, agora: há alguma teoria da conspiração em que você REALMENTE acredite?
SJ: Fnord!
AA: E sobre Steve Jackson, o homem? Quais são seus sonhos e objetivos agora? São estes diferentes daqueles que tinha no dia que você iniciou a SJG e o GURPS?
SJ: São diferentes sim, de uma maneira muito importante: quando eu comecei, meus sonhos eram de criar uma ótima companhia e um ótimo sistema de RPG e, agora eu consegui. Então eu tenho que tentar subir, melhorar ainda mais as coisas, e achar novos mundos para conquistar. Como jogos para computador…
AA: Como está a performance do GURPS no Brasil?
SJ: Eu soube que, há algum tempo atrás, ele estava vendendo mais do que o D&D. Não sei como está a situação agora, mas a Devir está trabalhando duro.
AA: Você tem planos de visitar o Brasil outra vez?
SJ: Eu adoraria voltar ao Brasil!
|