A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 08/09/2003, às 02:31

ATLANTIS: O RETORNO DE MILO
DVD mostra 3 possíveis episódios de uma série que não nasceu São episódios para tv? É uma continuação direta para vídeo? Para quem curte animação, algumas dúvidas como essa devem ter surgido ao ver, nas bancas e lojas de departamento, o DVD e o VHS Atlantis: O Retorno de Milo. Os personagens, do longa-animado Atlantis: […]

Por
Paulo "Fanboy" Martini


São episódios para tv? É uma continuação direta para vídeo? Para quem curte animação, algumas dúvidas como essa devem ter surgido ao ver, nas bancas e lojas de departamento, o DVD e o VHS Atlantis: O Retorno de Milo. Os personagens, do longa-animado Atlantis: O Reino Perdido, estão de volta. E, respondendo às dúvidas acima, não é nem um nem outro. Na verdade, é uma mistura dos dois.

:: CAPITALIZAR EM CIMA DO FRACASSO

Desde que a continuação de um clássico Disney direto para vídeo deu certo (que começou com O Retorno de Jafar, animado direto para vídeo baseado em Aladdin, de 1994, e que teve seu grande sucesso com O Rei Leão 2: O Reino de Simba), a empresa do Mickey começou a apostar todas as suas fichas nos personagens dos longas animados. É só dar uma olhada nas séries para a TV que já passaram ou que ainda passam pelas nossas telinhas: Timão e Pumba, Tarzan & Jane, Buzz Lightyear e o Comando Estelar… isso sem falar nas continuações direto para vídeo, como o terror Cinderela 2.

Com Atlantis não seria diferente. E havia muitas fichas aplicadas no longa-metragem, assim como em uma série animada para a televisão. Essa série começou a ser desenvolvida junto com o longa, e já tinha até nome e tudo: Team Atlantis. E todos os envolvidos, ou pessoas que tiveram a oportunidade de ver a série sendo desenvolvida, diziam as mil maravilhas sobre Team Atlantis. Estava sendo considerada uma das melhores séries que a Disney faria em anos para a tv. A produção estava a todo vapor.

Isso até o longa “Atlantis” bombar nas bilheterias norte-americanas.

A produção de “Team Atlantis” foi interrompida na hora, e todo o pessoal envolvido foi dispensado. Com isso, tudo já feito até o momento – como as vozes já gravadas, algumas cenas já animadas e diversos roteiros prontos – seria perdido. Para tentar recuperar um pouco do investimento, os executivos da Disney decidiram pegar o que estava pronto, juntar as cenas já animadas, completar alguns buracos e lançar direto para vídeo. E eis Atlantis: O Retorno de Milo.

:: E PRESTA? É BOM?

Olha, fiquei realmente impressionado com a qualidade, tanto dos roteiros quanto da animação. Na boa, se “Team Atlantis” fosse lançado dessa maneira, teria sido uma série sensacional. Logo a primeira vez que eu vi, achei muito melhor que Buzz Lightyear e o Comando Estelar (que sempre achei meio chatinha) e Aladdin, e tem muito mais aventura do que Tarzan & Jane. Sem dúvida seria uma série espetacular.

O estilo “quadrinhos” da animação também ajuda a fazer uma transposição da qualidade excepcional do longa para um estilo mais clean e barato das animações para a tv. Os traços baseados no desenhista Mike Mignola – criador de Hellboy – é muito bem retratado.

O mais bacana é conhecer um pouco mais dos personagens do primeiro filme. Minha opinião sobre o longa-metragem sempre foi que havia muito a ser mostrado, e que uma hora e meia não daria conta para isso. Para mim, “Atlantis” deveria ter pelo menos umas 3 horas. Os personagens são muito carismáticos, e não foi possível aproveitar nada deles. Com essa nova animação, é possível saber um pouco mais sobre o escavador Moliére, o médico Dr. Sweet, a mecânica Audrey e o especialista em bombas Vinny Santorini e do financiador da expedição, o Sr. Preston Whitmore. Pena que dois dos personagens mais engraçados no longa – a Srta. Packard e o cozinheiro Cookie – mal aparecem.

Mesmo parecendo um filme, é evidente que, na verdade, são três episódios em um só. No primeiro, a equipe volta à Atlantis, pedindo ajuda a Milo e Kida, pois acham que um monstro que está atacando navios das empresas Whitmore possa ser uma máquina de Atlantis. No segundo episódio, a equipe descobre rastros da cultura atlante em uma tribo indígena nos EUA. no terceiro e último episódio, um antigo amigo de Whitmore enlouquece e acha que é Odin, e rouba um artefato de Atlantis que estava na casa de Preston.

:: ÚLTIMOS DETALHES

Acredito que o último detalhe que não posso deixar de comentar é a dublagem. O bacana é que todos os atores nacionais que dublaram o longa-metragem estão de volta: Manolo Rey volta a interpretar Milo Thatch; Preston Whitmore volta a ser interpretado por Ednaldo Lucena; Márcio Simões volta a interpretar Vinny; Mauro Ramos volta a interpretar Moliére; Audrey tem a voz de Fernanda Cristo; Maurício Berger empresta a voz para o Dr. Sweet; a Srta. Packard tem a voz de Ruth Gonçalves e Cookie tem a voz de Francisco José. A única mudança é a entrada de Gabriela Bicalho como a voz de Kida, no lugar da atriz Camila Pitanga, que interpretou a rainda atlante no longa-metragem.

O DVD ainda traz apenas dois extras bobinhos. Um, “O Segredo do Bebê Monstro”, nada mais é do que um final meio alternativo do primeiro “episódio”. Nada mais do que três segundos de cena… Já o segundo extra é um joguinho, no estilo daqueles que já vi nos DVDs do bruxinho Harry Potter. Aqui, você deve navegar por uma caverna para encontrar um cetro poderoso.

:: ENTÃO… VALE A PENA COMPRAR?

Olha, por ser uma animação que passou por tantos problemas, eu gostaria que tivesse alguns extras de produção. Seria ótimo saber o que houve realmente com a série de TV e com uma possível continuação para vídeo. Ainda assim, pela qualidade acima da média da animação, vale muito a pena. Sem dúvida a série ainda tinha muito a ser mostrado, é uma pena que não tenha sido lançada.

:: No Submarino, só está disponível o VHS de ATLANTIS: O RETORNO DE MILO. Aproveite para comprar e não perder essa barbada


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2024