A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 18/07/2003, às 01:21

YVON DO YUKON
Ele é francês, baixinho e invocado, mas pode crer que não é o Asterix! Como a maioria dos espectadores do canal Nickelodeon já deve ter notado, o desenho Ren & Stimpy, uma das melhores produções do canal, infelizmente abandonou a grade da sua programação faz um bom tempo, para o infortúnio dos milhares de fãs […]

Por
Paulo "Fanboy" Martini


Como a maioria dos espectadores do canal Nickelodeon já deve ter notado, o desenho Ren & Stimpy, uma das melhores produções do canal, infelizmente abandonou a grade da sua programação faz um bom tempo, para o infortúnio dos milhares de fãs da série. No entanto, no mesmo horário das 14h30, de segunda a sexta, está sendo exibido um desenho divertidíssimo, que tem tanto (ou talvez até mais) humor escatológico que o seu antecessor de horário: Yvon do Yukon (Yvon of the Yukon), uma produção canadense, feita pela companhia Studio B (que também faz os desenhos Mimi, exibido pela Fox Kids, e Ned e a Salamandra, exibido no Cartoon Network há algum tempo atrás), e criada por Ian James Corlett e Terry Klassen (que, por sinal, são os respectivos dubladores do Goku e do Kuririn na versão americana de Dragonball Z).

O enredo do desenho segue o velho esquema “pessoa-fica-congelada-por-vários-anos-e-depois-desperta-no-futuro”, típico de Futurama e Austin Powers: o explorador francês (e assessor particular do Rei Luís XIV, o “Rei-Sol”) Yvon Ducharme parte em uma expedição ao Novo Mundo, para colonizá-lo em nome da Coroa Francesa, e após meses navegando e enfrentando tormentas, trovoadas e mordidas de tubarão no traseiro, chega ao território do Yukon, no Canadá, mais especificamente no vilarejo de Upyermukluk; quando o navio de Yvon bate em terra firme, o explorador é arremessado em direção à água e acaba sendo envolvido por um cubo de gelo gigante, permanecendo em estado criogênico por trezentos anos. Até que um dia, no século XX, o garoto descendente de esquimós Tommy Tukyuk e seu cachorro Pulgão, um husky siberiano com problemas intestinais, estão dando um passeio de trenó motorizado, quando de repente o cachorro resolve “tirar água do joelho” e levanta sua perna sobre o bloco de gelo onde está Yvon, libertando-no de sua prisão gelada e redespertando-no para a vida.

Além de fazer amizade com Tommy (que se encarrega de apresentar as maravilhas do século XX para o baixinho francês), Yvon conhece os outros habitantes amalucados de Upyermukluk: o pai (e conselheiro) de Tommy, Bill Tukyuk, prefeito da cidade e dono de seu ponto de encontro mais famoso, o restaurante Cossaco Louco, especializado em pratos feitos à base de alce; a balofa rabugenta Marisão, dona do bingo da cidade e esposa de Harland, um velhote vigarista que está sempre armando algum plano mirabolante para ganhar dinheiro fácil; Duke, o dono do antiquário, e parceiro ocasional dos trambiques de Harland; Luba Malloy, a xerife que apesar de sua aparência sedutora e delicada, é tão linha-dura quanto qualquer policial macho; Willy Arrumadinho, o oficial do Governo canadense, que tenta manter a ordem na cidade, mas só arruma mais encrenca ainda; e os moleques encapetados Chuck e Dil, colegas de escola de Tommy que vivem perdendo seu tempo com brincadeiras inúteis e perigosas.

Yvon, como toda vítima de um choque cultural de grandes proporções, comete uma infinidade de anacronismos: usa o microondas para aquecer suas cuecas quando elas congelam com o frio, confunde helicópteros com mosquitos gigantes, tenta queimar a professora de Química de Tommy acusando-a de bruxaria, entre outras mancadas do gênero. Além do mais, o francesinho invocado recusa-se a acreditar que o Rei Luís está morto, e por este mesmo motivo, apesar de sua amizade com os habitantes de Upyermukluk, Yvon não desiste de fazer planos para tomar posse do vilarejo e transformá-lo em uma colônia da França (e a ironia dessa história toda é que o Canadá JÁ FOI COLONIZADO PELA FRANÇA).

O grande barato de Yvon do Yukon é que, embora o desenho seja feito para o público infantil, a grande maioria de suas piadas e diálogos é de um caráter mais adequado para o público mais maduro: há inúmeras piadas com peidos, arrotos, secreções corporais, etc., que poderiam muito bem fazer parte de qualquer filme dos irmãos Farrely (de Quem Vai Ficar com Mary? e O Amor é Cego), e algumas situações são bem mais compreensíveis para os pais e irmãos mais velhos do que para as próprias crianças. Por exemplo, em um dos episódios, Yvon prepara um fondue com um queijo de mais de 300 anos, que acaba causando um efeito alucinógeno nas pessoas que o comem, fazendo assim uma referência clara ao consumo de LSD. Além disso, há inúmeras citações de filmes famosos (e boa parte deles produções proibidas para menores de 14 anos), tais como Apocalypse Now, Rocky, Ghost, Contatos Imediatos do Terceiro Grau, e até Os Bons Companheiros, de Martin Scorcese.

Ah, e se você for (ou tiver sido) um bom aluno de História, e se lembrar das aulas sobre a Revolução Francesa, vai rir mais ainda dos hilários flash-backs de Yvon nos tempos do império do Rei Luís XIV.

A dublagem do desenho, feita na Herbert Richers, é muito divertida, com a participação de vários veteranos da área, tais como Hamilton Ricardo (que dubla o personagem-título), Jomeri Pozzoli e Orlando Drummond (a voz do Scooby Doo), e com um destaque especial para Márcio Simões, que faz a engraçadíssima voz de Willy.

Yvon do Yukon é o tipo de desenho que faz falta hoje em dia, com a atual enxurrada de animes: um desenho feito para rir, sem a intenção de impor lições de moral na cabeça do espectador, ou de mostrar competições violentas entre monstros de cards e alienígenas brigões. Pode não ser o desenho mais genial do mundo, e pra falar a verdade é algo que não chega à altura dos Simpsons ou sequer dos Animaniacs, mas mesmo assim garante umas ótimas gargalhadas. Numa tarde de dia útil em que você estiver em casa, sem nada pra fazer, sente-se na poltrona (ou deite-se no sofá), ligue a TV na Nick e divirta-se com as trapalhadas do francesinho e de seus amigos: isso é uma garantia contra o tédio.

E VIVE LA FRANCE!!

Ah, e antes que eu me esqueça: a url oficial do desenho é http://www.yvonoftheyukon.com

:: Baixe aqui a apresentação do desenho YVON DO YUKON
Formato: Quicktime
Tamanho: 13 Mb


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2024