A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 06/07/2003, às 11:30

Crítica: PROCURANDO NEMO
É a Pixar fazendo o que ela sabe fazer melhor: animação de primeira linha Procurando Nemo, o mais novo filme de animação dos estúdios Pixar, é sensacional. Não estou brincando. Acredito que ele só tenha um defeito: é curto demais. Mesmo com 110 minutos de duração, eu saí da sessão querendo mais. Mais uma vez […]

Por
Paulo "Fanboy" Martini


Procurando Nemo, o mais novo filme de animação dos estúdios Pixar, é sensacional. Não estou brincando. Acredito que ele só tenha um defeito: é curto demais. Mesmo com 110 minutos de duração, eu saí da sessão querendo mais.

Mais uma vez os gênios da animação dos estúdios Pixar mostram o quanto entendem do ofício. A história do peixe Marlin (voz de Albert Brooks) começa trágica, com a morte da esposa, Coral (Elizabeth Perkins, de Cães e Gatos), e seus ovos. Marlin escapa com sorte, e apenas um ovinho consegue sobreviver. Nemo, o filhote, acaba crescendo superprotegido pelo pai Marlin, que se torna ainda mais preocupado com a segurança do filho, que possui um defeito em uma das barbatanas.

Nemo está sempre querendo provar a seu pai que não é tão coitadinho assim. Numa destas tentativas, ao chegar perto de um barco, Nemo acaba capturado por mergulhadores para enfeitar o aquário de um dentista na cidade de Sidney, na Austrália. Com isso, Marlin parte dos famosos corais australianos em direção à costa da cidade atrás de seu filhote.

:: PERSONAGENS TRIDIMENSIONAIS

A história acaba se dividindo em duas: a busca de Marlin e as tentativas de Nemo em escapar do aquário. Marlin acaba recebendo a ajuda de Dory (voz de Ellen DeGeneres), uma peixe que não bate muito bem das idéias. Na verdade, a pobre peixinha possui um problema que a faz esquecer de coisas momentâneas, o que a faz ficar perguntando toda hora a Marlin quem ele é e porque a está seguindo.

Já no aquário, Nemo conhece Gil (voz de Willem Dafoe, o Duende Verde do filme Homem-Aranha), um peixe amargurado por seus planos de fuga nunca darem certo, além de possuir uma das nadadeiras machucadas e um punhado de cicatrizes. Isso sem falar na esclerosada Deb (Vicky Lewis, do antigo seriado de TV Newsradio), que acha que tem uma irmã gêmea – na verdade, é apenas o reflexo dela mesmo no vidro do aquário.

Outros personagens fascinantes surgem na trama, como o tubarão “vegetariano” Bruce (Barry Humphries), que leva Marlin e Dory a uma sessão à la “Alcoólicos Anônimos”, com o discurso de que os peixes são amigos e não comida e frases como “não se entregue ao vício”. É uma das sequências mais divertidas do filme.

É interessante notar em Procurando Nemo como todos os personagens apresentam algum tipo de problema que hoje estão em voga, sem cair no estereótipo. E como todos ali estão tentando dar o melhor de si para ultrapassar estas dificuldades; seja Nemo provando que consegue fazer qualquer coisa, mesmo com alguma fraqueza em sua nadadeira; seja Marlin em confrontar seus próprios medos; seja Dory lutando para se lembrar dos fatos mais triviais. Só isso já deixa ‘Nemo’ com uma mensagem muito bacana, sem parecer bobo.

Mas não espere ver um filme dramático. A história é contada com muito humor, sendo as sequências com Dory e com os tubarões vegetarianos as mais hilárias!

E uma curiosidade: o ator Eric Bana, que interpreta Bruce Banner no filme do Hulk que está nos cinemas, faz uma ponta dublando Anchor, o tubarão-martelo.

:: ANIMAÇÃO DE CAIR O QUEIXO

O diretor e roteirista Andrew Stanton conseguiu criar um universo aquático riquíssimo. A ambientação debaixo d´água é perfeita, assim como os movimentos dos peixes, tubarões, tartarugas e até mesmo os pelicanos que aparecem durante o filme. E pensar que todos os softwares utilizados para a elaboração do filme são criados dentro da própria Pixar!

Traduzindo: o filme já estreou, então não perca tempo e corra para o cinema mais próximo. Levem seus filhos, sobrinhos, a família inteira. Procurando Nemo é diversão de altíssima qualidade para pessoas de todas as idades.

:: NOVIDADESE para aqueles que são fãs de animação, preparem-se para ver dois trailers e um curta inédito da Pixar antes do filme começar. Primeiro você verá o trailer de Os Incríveis, o novo longa-metragem da Pixar que estreará no fim de 2004. Depois, tem o trailer de Irmão Urso, o longa animado dos estúdios Disney que chegará aos cinemas norte-americanos em novembro e contará com trilha sonora de Phil Collins (Tarzan).

Já o curta animado Knick Knack foi um dos primeiros produzidos pela Pixar, antes mesmo de Toy Story, mas irá passar nos cinemas pela primeira vez. O animado mostra as desventuras de um bonequinho de neve que tenta sair de sua redoma de vidro para se juntar a outros brinquedinhos. Divertidíssimo.


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2024