A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 22/07/2003, às 11:16

Conheça JACK COLE, o pai do HOMEM-BORRACHA
Então a culpa é dele, não é? Jack Cole pode ser considerado um dos cartunistas mais influentes de seu tempo. Nascido no dia 14 de Dezembro de 1914 (fudido, um dia antes do meu aniversário!), sua única formação artística, além de seu talento, foi pela Landon Correspondence Course, um curso por correspondência que fez ainda […]

Por
Bruno "Benício" Fernandes


Jack Cole pode ser considerado um dos cartunistas mais influentes de seu tempo. Nascido no dia 14 de Dezembro de 1914 (fudido, um dia antes do meu aniversário!), sua única formação artística, além de seu talento, foi pela Landon Correspondence Course, um curso por correspondência que fez ainda jovem.

Em 1937, Jack começa a desenhar para a Harry “A” Chesler Shop, onde fez tirinhas como PeeWee Throttle e Officer Clancy, usando o pseudônimo Ralph Johns. Dois anos depois, foi editor da New Friday Comics, onde também escreveu e desenhou os gibis Daredevil (é o nome do gibi e não do personagem, nada a ver com o Demolidor) e Silver Streak.

Já em 1940, o bom homem vai trabalhar como assistente de nada mais nada menos que Will Eisner (e o El Cid tem orgaaaaasmos). Ao lado do mestre, Cole chegou a desenhar as tirinhas do Spirit e até veio a substituí-lo quando Eisner foi convocado para a Segunda Guerra. Em 41, Jack cria o Homem Borracha, o primeiro herói surrealista e sua maior obra-prima, e trabalha nele até 1956.

Durante esses 15 anos com o Borracha, Jack também trabalhou como “freelancer” para outras revistas como a Judge Magazine, com o cartum O Juiz (The Judge, que é um material de primeira), e ainda no cartum Jake (que também é muito bom).

Em 1955 Jack entra para a história como o primeiro cartunista da Playboy, com o projeto Mulheres por Cole (Females by Cole), em uma de suas melhores épocas. O ano de 1958 é marcado por Jack sendo fisgado novamente pelas tirinhas, pelo Chicago Sun-Times Syndicate, com sua cômica autobiografia Betsy e Eu (Betsy and Me), mas ele só trabalha nela alguns meses. Em 13 de Agosto de 1958, Jack Cole se suicida sem nenhum motivo aparente e deixa uma enorme lacuna no mundo dos gibis…

Em 1999, o ganhador do Pulitzer (prêmio dos EUA concedido ao mercado editorial) Art Spielgeman, fã assumido do trabalho de Jack e escritor e artista da obra dos quadrinhos Maus, une-se ao designer Chip Kidd para publicar um premiado livro sobre a vida e as criações do cartunista. Jack Cole and Plastic Man, livro que você pode comprar no Submarino clicando aqui, é leitura mais do que recomendada para aqueles que queiram saber um pouco mais sobre esse talentoso artista que nos deixou no auge de sua carreira.

Leia mais:
:: Conheça melhor o personagem Homem-Borracha aqui n´A ARCA
:: Compre o livro JACK COLE AND PLASTIC MAN aqui no Submarino!


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2024