A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 25/06/2003, às 02:53

ESPECIAL HULK: Como desenhar o Verdão
Ao menos, os conceitos básicos… Aí pessoal…esta matéria é para os aspirantes a desenhista ou só para aqueles que gostam de desenhar por hobbie. Passarei aqui para vocês as noções básicas para desenhar o bicho verde mais amado dos quadrinhos. A Cabeça do Verdão (por favor, sem piadas…) Bom, a primeira coisa que você deve […]

Por
Emílio "Elfo" Baraçal


Aí pessoal…esta matéria é para os aspirantes a desenhista ou só para aqueles que gostam de desenhar por hobbie. Passarei aqui para vocês as noções básicas para desenhar o bicho verde mais amado dos quadrinhos.

A Cabeça do Verdão (por favor, sem piadas…)

Bom, a primeira coisa que você deve saber é desenhar uma cabeça humana. Não adianta nada querer desenhar o verdão se nem sabe desenhar uma pessoa normal. Levando isso em consideração, o desenho do rosto do Hulk tem apenas algumas leves alterações. Observando a figura 1, podemos ver um esboço que fiz do rosto do Hulk, de frente. As alterações são:

1 – O nariz do Hulk é menor do que o normal, proporcionalmente falando em relação á cabeça dele, e, mais achatado, parecendo nariz de pessoas negras. Isso deve-se ao fato de que o Hulk cresce para todos os lados e, obviamente, isso acontece também com o nariz, que se alarga. Sabendo do fato de que o nariz é menor proporcionalmente em relação ao rosto todo, a orelha também é pequena em relação à cabeça, pois geralmente a orelha cobre da altura dos olhos até a altura do nariz.

2 – A boca é mais para baixo, deixando um espaço maior entre ela e o nariz, como se fosse um macaco. E a boca é mais larga do que o normal também.

3 – Os ossos na lateral do rosto são bem protuberantes, caracterizando um rosto naturalmente agressivo e demonstrando um crescimento exagerado da estrutura óssea.

4 – O queixo é gigantesco, bem mais largo do que seria normalmente para alguém do tamanho dele.

Expressão

Olha, sinceramente….Hulk Esmaga!!! É só isso que ele grita…e algumas variantes. Então, geralmente o Hulk não vai ter muita variação na expressão a não ser raiva e ódio. A maior parte do tempo ele estará só nisso. Dessa forma, treine bastante essas expressões. Na figura 2, fiz um esboço do rosto do Hulk, ainda de frente, para demonstrar raiva.

Depois de treinado o rosto de frente sem expressão alguma, simplesmente exagere…e muito! Alargue o queixo (pois a boca sempre vai ficar aberta, com expressão de raiva) e jogue-o mais para baixo, abuse das sombras nas marcações de rosto e rugas (lembre-se, ele não é novo, pois Bruce Banner acaba de passar dos 30 anos). Os olhos são sempre arregalados, mas tome cuidado. Quando falo arregalados, não é de susto, mas de raiva sim senhor! Alguns desenhistas fazem as pupilas bem pequenas para demonstrar isso. Ron Garney é um dos meus desenhistas preferidos na hora de retratar o verdão e acho que em matéria de fúria, nenhum outro desenhista o supera na hora de demonstrar isso, pois ele usa bastante sombra nas linhas de expressão dele (e no corpo todo também!). Mas a regra básica é simplesmente exagerar!

Gigante pela própria natureza: proporção!

O esqueleto básico de um ser humano normalmente mede entre 7 e 8 cabeças. Aí você pensa: “Mas quantas cabeças de medida o Hulk tem então?” – calma gafanhoto, não é nada com que precise se preocupar. Os melhores esquemas de proporção do verdão na minha opinião são os do Jack Kirby (criador do verdão, junto com Stan Lee), onde ele parece um tanque de guerra humano, sem muita definição de musculatura, sendo mais “massudo”. E também, justamente o contrário, muito musculoso, usado por Dale Keown (meu desenhista preferido desse herói!). Eu, ao menos quando tenho que desenhar o Hulk, costumo misturar os estilos Kirby e Keown; ou seja, deixo com os aspecto tanque de guerra, mas não esqueço dos musculos. O de Kirby é um pouco mais baixo do que estamos acostumados, pois ultimamente tem se usado muito o esquema de Keown, onde o herói é beeeem alto. Quando misturei os dois estilos, consegui chegar numa porporção de 7 cabeças e ainda parecer gigante. Como? Ahá! Esqueceram que elfos fazem magia? (ok, piada forçada!)

Observe a figura 3. Para começar, o peito do Hulk é um pouco mais alto do que a linha que marca o segundo espaço. Isso deixa o peito compacto e bem musculoso, pois nos obriga a fazer o peito bem saliente (calma, não é peito feminino!). Já a largura do peito é de 1 e 1/2 cabeça, meia cabeça a mais do que o normal. Isso também deixa os ombros do bichão do lado de fora, nos permitindo exagerar um pouco nessa área.

O tronco é bem compacto e o término das costelas é exatamente onde está a linha do terceiro espaço. De resto, só trabalhe bastante a musculatura do abdômen…

O quadril é a menor parte do corpo do Hulk, sendo que a área da virilha fica um pouco abaixo da metade do quarto espaço (caso não tenha percebido, as metades de cada espaço estão marcados com linha pontilhada…), já iniciando a coxa na metade de baixo.

A parte onde termina o quinto espaço é exatamente onde estará os joelhos do Hulk. Não esqueçam de fazer as pernas beeem grossas…

O final da sexta parte fica exatamente na metade da canela do bicho…

E a sétima parte fica mais ou menos aonde está o tornozelo, deixando a ponta dos pés um pouco para baixo.

Já os braços, reparem que o pulso está na mesma altura da virilha e que as mãos dele terminam um pouco acima do joelho. E na musculatura do braço, pode exagerar bastante, desde que não fique esteticamente desporporcional com o resto do corpo. E reparem também que as pernas só são um pouco menores do que o todo. E para conferir o tamanho, olhe para o braço do Hulk com as mãos fechadas. Contando da cabeça até os tornozelos, o Hulk tem o tamanho de duas vezes o seu braço, um em cima do outro.

Movimentação: brincando de Dr. Frankenstein!

A movimentação do Hulk deve ser bem agressiva, pois ele está sempre atacando e destruindo tudo o que vê pela frente. Ou ele está atacando ou está na defensiva (e mesmo assim de forma agressiva). Na figura 4 fiz um esboço de uma pose do verdão. Nela, fiz um misto de agressividade e pose defensiva. O Hulk geralmente fica com uma das mãos fechadas, pronto para socar. e as pernas costumam ficar bem fixas no chãos, deixando-o beeeem difícil de se deslocar caso tome um golpe. Pense sempre dessa forma e você chegará no seu próprio estilo de movimentação do personagem, afinal cada personagem se move de uma forma: o Homem-Aranha realmente parece uma aranha, enquanto o Asa Noturna é mais acrobático no estilo clássico, afinal ele tem uma formação circense; e o Justiceiro é mais a de um soldado, por motivos óbvios. O Hulk é bruto. E só.

Desenho Final

Bom, e por fim, fiz um desenho do Hulk de pé, sem pose nenhuma. Trabalhe algumas sombras, pois como a pele é verde (ou seja, mais escura do que brancos, por exemplo). só não exagere muito para não deixá-lo com pele de pessoas negras. E basicamente o Hulk é um humanóide. Monstro, mas ainda assim humanóide.

Bom, tentei fazer o meu melhor e espero ter ajudado os desenhistas fãs do mais do que clássico mostro dos quadrinhos a desenhá-lo ou ao menos indicar um caminho…

Fui!


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2025