|
Na verdadeira ‘colcha de retalhos’ de referências que os irmãos Wachowski costuraram para fazer surgir o universo de Matrix, é claro que as histórias em quadrinhos são elementos indispensáveis – afinal, séries como Hard Boiled foram tão vitais para o desenvolvimento da estética visual das aventuras de Neo e sua turma que o desenhista Geof Darrow foi convidado para fazer os storyboards (desenhos de produção) de Matrix Reloaded, segundo filme da trilogia e que estréia esta semana nas telonas brasileiras.
Agora, naquele que pode ser chamado de ‘o ano Matrix’, os Wachowski vão muito mais além: depois de ampliar a mitologia de Matrix com o DVD Animatrix (que reúne nove curtas criados por grandes nomes da animação japonesa) e com o jogo Enter the Matrix (que complementa a história do segundo filme), os diretores prestam reverência aos seus autores de quadrinhos favoritos com The Matrix Comics’ uma série de HQs que, obviamente, se passam no fantástico mundo criado por Andy e Larry Wachowski.
As histórias são publicadas semanalmente no site oficial do filme (www.whatisthematrix.com) e estão abertas ao público como uma forma de tornar ainda mais multimídia a experiência de assistir ‘Matrix Reloaded’ e, é claro, aguardar ansiosamente por Matrix Revolutions – a conclusão da saga que aporta nos cinemas no segundo semestre.
A garantia de qualidade está nos nomes envolvidos na produção destas HQs: de Neil Gaiman (de ‘Sandman’) a Peter Bagge (da série cômica ‘Ódio’), passando por Paul Chadwick (‘Concrete’), Bill Sienkiewicz (‘Elektra Assassina’) e pela dupla Jim Krueger (‘Terra X’) e Tim Sale (‘Demolidor: Amarelo’). Até os irmãos Wachowski resolveram dar uma palhinha roteirizando uma história desenhada por ninguém menos… que Geof Darrow. Tudo em família.
Plágio?
Mas nem tudo são flores na relação dos diretores de ‘Matrix’ com a nona arte. Afinal, não é de hoje que o escritor inglês Grant Morrison (que escreve atualmente um dos títulos dos X-Men) acusa os Wachowski de ‘copiarem descaradamente’ uma das criações dele em ‘Matrix’ – chegando inclusive a ameaçar a dupla com um processo judicial, que acabou não indo à frente. Morrison refere-se à série Os Invisíveis, fruto do selo ‘Vertigo’, linha de quadrinhos adultos da DC Comics. Nesta HQ, o inglês apresenta ao mundo uma sociedade secreta de revolucionários que quer mostrar que todas as teorias da conspiração que os americanos tanto adoram são a mais pura verdade!
O que os Invisíveis querem é provar que vivemos num mundo alienado, que nos escraviza e nos faz esquecer que somos donos de nós mesmos. A trupe de King Mob, o líder dos Invisíveis, é essencialmente anarquista, despertando as pessoas para um outro estado de consciência, no qual a verdade possa finalmente ser enxergada. Plágio ou não? Você é quem decide.
:: The Matrix Comics: clique para ler o seu favorito!
|