A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 21/05/2003, às 09:37

Matrix é cópia de Mago: A Ascensão?
Ao menos, é muuuuito parecido… Me lembro muito bem quando assisti Matrix pela primeira vez. A minha sensação, apesar de estar vendo algo muito bom, é que eu já tinha visto algo parecido. Não no cinema, claro, mas como jogador de RPG. Comecei a colocar a cuca pra trabalhar enquanto assistia ao filme e fui […]

Por
Emílio "Elfo" Baraçal


Me lembro muito bem quando assisti Matrix pela primeira vez. A minha sensação, apesar de estar vendo algo muito bom, é que eu já tinha visto algo parecido. Não no cinema, claro, mas como jogador de RPG. Comecei a colocar a cuca pra trabalhar enquanto assistia ao filme e fui me deparando com diversas semelhanças entre o filme e o jogo Mago: A Ascensão, em que podemos jogar com magos superpoderosos no mundo das trevas que é o sistema Storyteller, da editora White Wolf. É tão parecido que não sei como a editora americana não abriu um processo contra a Warner. Sem muita enrolação, vamos ás vias de fato:

1 – Em Mago, os personagens descobrem que toda a realidade com a qual estão acostumados é uma mentira. A realidade pode ser moldada conforme sua vontade, sua crença, dando assim a capacidade de fazer coisas impossíveis, como soltar raios, grudar em paredes, etc… Em Matrix, toda a realidade é uma mentira, e se acreditarmos, podemos fazer coisas impossíveis, como pular grandes distâncias, desacelerar projéteis e etc…

2 – Em Mago, os personagens são chamados de “Despertos” se descobrem que a magia existe e que pode ser aprendida. E são chamados de “Adormecidos” aqueles que estão dentro da falsa realidade. Em Matrix, depois que você toma a maldita pílula azul (ou vermelha, não lembro, diabos!), você acaba sendo apresentado à realidade e à falsa realidade. Aqueles que sabem da verdade, são “acordados” da falsa realidade. E aqueles que não conhecem toda essa história estão dormindo (afinal, estão servindo como “bateria” para as máquinas)….

3 – Em Mago, há uma organização (ou entidade) chamada Tecnocracia, que possui membros que desejam que a falsa realidade seja mantida, para que as coisas não se transformem em caos. Geralmente, esses membros também são magos, podendo realizar coisas impossíveis, mas estão sempre ligados á tecnologia, pois desejam que a magia seja extinta e que a “magia da tecnologia” e o progresso continuem reinando. Em Matrix, há uma organização (ou entidade) conhecida como Matrix, que possui seres chamados “Agentes” que executam seu desejo funesto: que a falsa realidade seja mantida, pois se os humanos descobrem a verdadeira realidade, será um caos. Para isso, a tecnologia deve continuar reinando. Para realizar suas tarefas, eles também conseguem realizar coisas impossíveis.

4 – Em Mago, há filosofias de todos os tipos: celtas, orientais, xamânicas e o diabo a quatro…. Em Matrix há filosofias de todos os tipos: celtas, orientais e…bem, acho que você entendeu….

5 – Em Mago, os magos lutam para acordar o maior número de pessoas possíveis para a verdadeira realidade, podendo assim, através de sua totalidade, chegar á Ascensão, o estado perfeito de toda essa bagunça e entendê-la, arruma-la, enfim controlá-la…. Em Matrix, os humanos lutam para acordar o maior número de pessoas possíveis para a verdadeira realidade, podendo assim, através do número e poder, vencer as máquinas, podendo ganhar definitivamente sua liberdade, podendo enfim, controlar suas próprias vidas…

6 – Em Mago, há um grupo de magos conhecido como Adeptos da Virtualidade (Virtual Adepts), que realizam magias (as tais coisas impossíveis) através de tecnologia ligada á informática, computação e sua compreensão da rede e seu todo… Em Matrix os humanos realizam suas coisas impossíveis através da informática, computação e sua compreensão da rede e seu todo….

7 – Em Mago, quanto mais você aprende sobre a realidade (e a Magia) e sua forma, mais poderoso você fica…. Em Matrix, quanto mais você aprende sobre a realidade (e a Matrix) e sua forma, mais poderoso você fica…

8 – Em Mago, quanto maior a distorção da realidade, mais você chamará a atenção dos membros da Tecnocracia, que vão querer acabar com a sua raça (fora o Paradoxo que você toma). Em Matrix, quanto maior a distorção da realidade, mais você chamará a atenção da Matrix, que enviará os Agentes, que vão querer acabar com a sua raça….

9 – Em Mago, há lendas falando sobre a Ascenção, o estado definitivo de conhecimento da realidade, onde você se torna extremamente poderoso, libertando-se definitivamente da falsa realidade… Em Matrix, há lendas falando sobre um homem (há! Algo “meio original”! Até que enfim!) que salvará a humanidade, libertando todos da falsa realidade….

Agora, analise todas estas semelhanças, meu caro amigo jogador de RPG e dê seu veredicto…ou apenas eu enxergo isso?


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2025