|
Há anos os X-Men tem passado por um marasmo: sagas insignificantes ou totalmente comerciais. Alguns argumentistas, como Joe Kelly e Steve T. Seagle, tentaram dar novo fôlego aos títulos, mas a lei de Bob Harras, editor-chefe na época, não deixou que dois grandes e talentosos argumentistas fizessem grandes coisas…
Mas hoje as coisa mudaram. A liberdade dada por Joe Quesada trouxe um ar novo aos títulos. É claro que alguns fãs com certeza torceram os narizes ou estranharam a revolução, mas pra uma evolução sempre tem que haver um grande salto…
Para quem curtiu e queria relembrar, e para quem perdeu e está meio perdido ao pegar uma revista mutante atualmente, vou dar uma geral do que aconteceu neste quase um ano da fase Grant Morrison/Joe Casey. Um confronto quase mortal com Magneto e uma debanda de membros que, liderados por Tempestade, foram em busca dos diários de Sina (o que ocorre nas páginas de X-Treme X-Men em X-Men Extra), poucos ficaram na Mansão ao lado de Xavier. Entre os que permanceceram, estão Wolverine, Jean Grey e Ciclope. Agora uma nova postura toma conta, postura essa que põe fim aos uniformes berrantes e faz com que o Instituto Xavier reabra as matrículas para novos jovens mutantes. Tudo começa a tomar um rumo, mas eis que surge Cassandra, uma mulher fria e com uma aparência que lembra muito Xavier. Ela inclusive tenta invadir a mente do professor, conseguindo encontrar um parente próximo do falecido criador dos Sentinelas, e usando sua voz consegue reabilitar uma fábrica de sentinelas até então desconhecida.
Wolverine continua o mesmo: agora sem o traje amarelo, seus problemas amorosos com Jean Grey pioraram quando a telecinética, ao confrontar um mutante maligno, beija Logan. O mutante não entende como, depois de se recuperar desse ataque, a ruiva começa a agir como se nada tivesse acontecido, e um mau estar se aloja em Wolverine. Já Jean Grey vê suas responsabilidades aumentarem na escola, mas seu maior problema é a atual frieza de seu marido Ciclope, o que a tem deixado cada vez mais próxima de Wolverine. E Ciclope, bem… Desde sua “ressurreição” (quando conseguiu se afastar de Apocalipse, que estava preso em seu corpo), Ciclope tem agido de uma maneira estranha. Sua frieza para com Jean Grey tem afastado os dois e em um confronto com um sentinela, nada o impediu de matar um mutante que estava agonizando, o que seria uma atitude inimaginável do antigo Ciclope.
Entre os outros mutantes, destacam-se:
Fera: estava no grupo de Tempestade em busca dos diários de Sina, mas num confronto com um vilão, no qual até Psilocke foi morta, Fera saiu extremamente ferido, forçando a mutante Sabia a acelerar o processo de evolução de Hank McCoy, o que fez com que o Fera que conhecíamos ficasse mais inteligente, mas com uma aparência mais animalesca. Voltou a Mansão para se recuperar.
Homem de Gelo, Noturno e Anjo: são convocados para outras missões. Eles formam o grupo de apoio, sempre agem juntos associados com Wolverine e Câmara.
Câmara: ex-eração X, se envolveu num confronto contra um assassino de mutantes durante uma missão em Londres e desde então age aos lados dos X-Men;
Stacy X: fazia parte de um projeto secreto de Xavier, foi salva da morte pelos X-Men e é a mais nova membro do grupo. Controla os feromônios das pessoas.
O primeiro grande alvo de Cassandra foi Genosha. Uma nova leva de Sentinelas arrasara a ilha, onde até Magneto é dado como morto. Uma das poucas sobreviventes é a Rainha Branca, que durante o ataque elevou tanto seus poderes que ganhou uma pele especial de diamante. Wolverine e Ciclope finalmente localizam a fábrica de Sentinelas, e conseguem vencer Cassandra que já havia matado o parente do criador de sentinelas e assimilado sua voz. A voz que comandava os Sentinelas acaba quando Wolverine corta-lhe a garganta. Levada à Mansão, ela consegue se reabilitar e confronta Xavier e os mutantes, e até acaba por vencê-los. Quando finalmente consegue acesso ao Cérebro, Cassandra tem seu pescoço quebrado pela Rainha Branca. Ainda assim a monstruosidade não pára, fazendo Xavier pôr um fim na vilã à balas! Rainha Branca se une ao grupo.
Inesperadamente, Professor Xavier vai às redes de TV e faz um pronunciamento, onde se mostra mutante e conta toda a verdade sobre seu Instituto. Grande ódio cai sobre a mansão, que recebe várias ameaças e protestos. Xavier contata Lilandra e avisa que vai voltar ao espaço com sua amada. Antes de sair, Xavier passa a diretoria da escola pra Jean Grey, e tem uma conversa séria com Fera. Nessa conversa, Xavier revela que, na verdade, é a mente de Cassandra que está habitando o corpo do mentor dos X-Men. Isso pega Fera desprevenido, e o azulão é atacado de surpresa por um aluno que está sob o controle de Cassandra, e entra em coma.
Xavier/Cassandra parte para o espaço em busca de conquistar o Império de Shiar e sua poderosa esquadra. E todos na Terra não sabem sobre a verdade, já que Fera está em coma e não pode contar nada. Os X-Men tem alguns problemas com grupos que querem roubar os poderes dos mutantes e parte deles invadem a escola que é defendida por Jean Grey, que mostra usar poderes da Fênix.
Neste meio tempo, Ciclope e um grupo de X-Men conseguem salvar a Terra da fúria de Xorn, um mutante poderoso que era usado como arma secreta. Esse pobre mutante queria acabar com sua existência e, com isto, levar a Terra junto. Mas acaba recebendo ajuda dos X-Men, ficado em retiro na China. Durante esta missão começa a pintar um clima sexual entre Ciclope e a Rainha Branca. Fera acorda com a ajuda da mente de Xavier e descobre que a mente do Professor está presa no corpo de Cassandra.
Jean Grey e Rainha Branca unem seus poderes e invadem a cabeça de Cassandra pra enfim libertar Xavier de vez. Jean acaba descobrindo que Cassandra é irmã gêmea de Xavier que, durante a gestação, tentou matar Xavier, mas este conseguiu matá-la primeiro. Mesmo morta a mente de Cassandra sobreviveu e construi um novo corpo. Jean consegue libertar Xavier, mas ele ainda está no corpo de Cassandra, que está muito debilitado, próximo da morte. Enquanto isto, a esquadra de Lilandra é tomada por Xavier/Cassandra, que tem como alvo a Terra. Lilandra consegue mandar um emissário mas este cai em uma área desabitada do nosso planeta. Durante os acontecimentos, vemos Banshee bêbado, ainda chorando pela morte da Dra. Moira MacTaggert. O mutante decide tomar um novo rumo, deixa a bebida e cria uma nova corporação ao lado de Blob, Avalanche, Jubileu e Husk. Uma facção bem ao estilo de Magneto.
Bom, caros fãs, parei aqui. Acho que já dá para se entender ao pegar um título dos X-Men. Muita coisa mudou e muita coisa melhorou.
|