A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 13/03/2003, às 01:55

ESPECIAL DEMOLIDOR: O Julgamento do Incrível Hulk
Está aí uma excelente lição de como se adaptar um gibi para as telonas… Tanto estamos falando sobre a adaptação cinematográfica do Homem-Sem-Medo estrelada pelo ‘rei dos tablóides’ Ben Affleck (quem mandou namorar a Jennifer Lopez?), que simplesmente deixamos de lado a verdadeira estréia do Demolidor nas películas: em O Julgamento do Incrível Hulk (1989), […]

Por
Thiago "El Cid" Cardim


Tanto estamos falando sobre a adaptação cinematográfica do Homem-Sem-Medo estrelada pelo ‘rei dos tablóides’ Ben Affleck (quem mandou namorar a Jennifer Lopez?), que simplesmente deixamos de lado a verdadeira estréia do Demolidor nas películas: em O Julgamento do Incrível Hulk (1989), filme para a televisão que segue a cronologia do famoso seriado dos anos 70/80, o nosso herói cego é co-estrela ao lado do Golias Verde – que, ironicamente, vai ganhar o seu próprio debut hollywoodiano também este ano.

Olha, não são poucas as ressalvas que os críticos mais vorazes têm com relação a esta série e aos seus sub-produtos, mas é inegável que tratava-se de uma das melhores adaptações de gibis de super-heróis para a mídia televisiva. Evitando os heroísmos baratos e toda a bobagem reinante em séries como a do Homem-Aranha, toda a tragédia e dramaticidade das histórias originais do Hulk estavam lá. Tudo bem, eles chamavam o Bruce de David Bruce Banner (nos gibis, o primeiro nome dele é Robert, mas isso é um detalhe praticamente ignorado). Mas e daí? O conflito de personalidades entre o homem e o monstro é mostrado de forma tão brilhante que a gente praticamente esquece a canastrice do falecido Bill Bixby e as caras e bocas do Lou Ferrigno

Com este filme (dirigido pelo próprio Bill Bixby) não é diferente: a adaptação é realmente excelente. Não só o Hulk como também tudo que diz respeito ao Demolidor está completamente fiel aos gibis. A história mostra o Gigante Esmeralda e seu alter-ego sendo acusados de um crime que não cometeram. Quem acaba assumindo o caso e tornando-se advogado de defesa do Verdoso no julgamento que o título do filme já sugere é ninguém menos do que Matt Murdock, alter-ego do justiceiro cego, interpretado por Rex Smith. Só um parênteses: ele REALMENTE se parece com o herói dos gibis em suas roupas civis. E detalhe: este ator é velho conhecido dos viciados em séries televisivas dos saudosos anos 80 – afinal, trata-se de ninguém menos do que o protagonista de Moto Laser. Lembram disso?

Voltando ao filme: o interesse de Murdock se deve ao fato de que, envolvida no caso, está uma importante testemunha que pode trazer à tona os segredos sujos do industrial chamado Wilson Fisk (vivido por John Rhys-Davies, o anão Gimli de O Senhor dos Anéis). No entanto, poucas pessoas sabem que Fisk é, na verdade, um dos maiores chefões do crime de Nova York, conhecido pela alcunha de Rei do Crime. Nas sombras, Murdock já vem combatendo Fisk há meses – não nos tribunais, como um mero advogado, e sim nas ruas, como o justiceiro mascarado chamado… Audacioso (sim, esta foi a tradução para o português de ‘Daredevil’). Traduções horríveis à parte: este não parece um plot clássico de qualquer gibi do Demolidor? Por isso eu digo que trata-se de uma excelente adaptação! O uniforme do herói não é vermelho, mas todo preto, lembrando muito mais um ninja em roupa de couro do que um demônio. Pode parecer estranho, mas isso não estraga em nada o andamento da história.

Vez por outra, este filme era exibido durante à tarde no SBT. Vale a pena ficar de olho pra ver se dá a louca na equipe de programação de filmes da emissora e eles resolvem exibir esta aventura novamente…

PS: Como em todo bom filme com heróis da Marvel, o titio Stan Lee resolve fazer uma participação especial como um dos membros da júri…

E mais:
Crítica | História | Personagens | Artistas | Biblioteca | Brinquedos | Demolidor x Hulk


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2025