A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 13/03/2003, às 01:39

ESPECIAL DEMOLIDOR: A história do personagem
Com certeza, um dos melhores heróis que os gibis já viram Jack “Batalhador” Murdock. Lutador profissional de boxe. Segunda linha. Velho. Fôra chamado de várias coisas durante toda a sua vida, mas uma coisa nunca poderiam dizer: que era um péssimo pai. Honrando uma promessa feita à sua mulher em seu leito de morte, Jack […]

Por
Julio "R.Pichuebas" Almeida


Jack “Batalhador” Murdock. Lutador profissional de boxe. Segunda linha. Velho. Fôra chamado de várias coisas durante toda a sua vida, mas uma coisa nunca poderiam dizer: que era um péssimo pai.

Honrando uma promessa feita à sua mulher em seu leito de morte, Jack nunca deixou que seu filho Matt Murdock sequer pensasse em seguir os seus passos como lutador, desejando-lhe uma vida muito melhor do que a que levara até então. Com a mente sempre nos livros e longe dos esportes, Matt se tornou um excelente estudante, virando alvo de chacota por parte de seus “colegas” de escola. Enquanto era empurrado de um lado para o outro, o menino se lembrava da promessa feita ao seu pai de nunca resolver seus problemas com os punhos. Assim, devido a sua passividade na hora das provocações, seus amigos lhe deram o irônico apelido de Demolidor (Em inglês, Daredevil — Atrevido, valente). Decidido a acabar com as provocações, Matt começou a treinar, sempre escondido de seu pai.

Um dia, enquanto caminhava pelas ruas de Nova York, o ainda garoto Matt viu um cego atravessando a rua prestes a ser atropelado por um caminhão. No mesmo instante, Matt correu e empurrou o cego para fora do caminho. O caminhão perdeu o controle deixando cair alguns containeres contendo material radioativo. Um deles acabou vazando e o material radioativo caiu direto nos olhos de Matt, cegando-o para o resto de sua vida.

(Curiosidade sobre esse evento: Um pouco do material que vazou foi para os esgotos, criando as Tartarugas Ninjas. Essa é uma brincadeira da parte de Kevin Eastman e Peter Laird, responsáveis pela criação dos cascudos, que incluíram uma passagem semelhante na história da origem dos quatro verduscos)

Mas uma coisa muito estranha aconteceu: embora Matt tivesse perdido a visão, os quatro sentidos restantes foram ampliados para muito além da capacidade humana. No hospital, Matt já começava a perceber essas mudanças e, quando voltou para casa, percebeu que ganhara um “radar” que o permitia ver muito além do que os olhos mais aguçados do mundo veriam. Conseguia ler livros através do tato pela impressão das letras. Conseguia perceber se uma pessoa estava nervosa somente escutando as batidas do seu coração. E ainda através do seu radar, tinha uma noção em três dimensões de todo o ambiente a sua volta.

Algum tempo depois, Matt foi encontrado pelo misterioso Stick. Stick era um velho sensei cego que de alguma maneira tinha um sentido de proximidade muito parecido com o sentido de radar de Matt. O velho mestre o ensinou como controlar o seu novo dom e como utilizá-lo em conjunto com várias técnicas de luta corpo-a-corpo. Enquanto isso, a carreira de Jack Murdock ia muito bem. Estava vindo de uma seqüência quase milagrosa de vitórias, ganhando muito dinheiro para conseguir dar a vida que sempre quis a Matt. O que Jack não sabia é que suas vitórias foram arranjadas até então pelo seu novo representante, Roscoe Sweeney, um homem conhecido como O Arranjador. Na sua última luta, Jack foi informado que deveria perder. Enquanto estava caído na lona, Jack olhou para o seu filho e se perguntou como que ele ficaria se soubesse que seu pai era somente um cara que seguia ordens como um cachorro. Como poderia contar ao seu filho, agora um homem que estava quase se formando em Direito? E todos aqueles ensinamentos que tinha passado para Matt? “Podemos conseguir tudo se não tivermos medo”, foi o que dissera. Nesse momento, o canhoto Jack se levantou e derrotou seu oponente com um potente direto de direita, para a alegria de seu filho e para a raiva do Arranjador.

Naquela noite enquanto dormia, Matt foi acordado pelos tiros que mataram seu pai. O Arranjador ordenou a Slade, um de seus comparsas, que matasse Jack Murdock por não ter obedecido as suas ordens. Matt saiu pela noite até encontrar o corpo de Jack e, com o pai morto em seus braços, prometeu honrar o seu nome e pegar os homens que o mataram. Diferente do que muitos teriam feito, Matt não fez justiça com as próprias mãos: ele procurou meios legais de pegar os homens que mataram seu pai. Pra azar de Matt, não haviam provas suficientes para ligar os assassinos ao crime cometido. Assim, os criminosos saíram livres, mas o caso ainda estava longe ser encerrado. Logo após sua formatura, Matt costura pra si um uniforme usando as velhas roupas de lutador do seu pai, nascendo o herói chamado Demolidor. O Demolidor foi para as ruas, perguntando onde estavam Sweeney e Slade. Primeiro encontrou Slade e forçou-o a confessar que havia matado o seu pai. Não teve a mesma sorte com Sweeney, que morreu vítima de um ataque cardíaco enquanto era perseguido pelo Demolidor. Com Slade preso e Sweeney morto, Matt sentiu que tinha vingado o seu pai. Em seu nome, continuou sendo o Demolidor para acabar com o crime na cidade de Nova York, seja como herói ou como advogado.

Os Criadores E A Criatura

A primeira aparição do Demolidor foi em abril de 1964 na revista Daredevil #1, sendo criado por Stan Lee (história) e Bill Everett (arte). Stan Lee na época estava procurando idéias para um novo herói com problemas pessoais quando a idéia veio na sua cabeça: “Ele será cego! Um advogado cego!” Com a idéia de que os sentidos restantes de uma pessoa que tivesse perdido algum seriam mais desenvolvidos do que o de uma pessoa normal, Stan deu a sua tradicional exagerada e criou um acidente que aumentasse significantemente os sentidos restantes do personagem.Para desenhar o seu “Homem Sem Medo”, Stan chamou um nome que há tempos já não era mais ligado ao mundo dos quadrinhos: Bill Everett. Bill já tinha um extenso currículo naquela época, tendo trabalhado nos anos 40 na Timely (onde foi o responsável por criar Namor, O Príncipe Submarino em 1939) e nos anos 50 na Atlas.

Nos anos 60 estava trabalhando como um artista de propagandas em Massachusetts e voltou para a Timely (agora rebatizada de Marvel) em Nova York a pedido de Stan. Mas alguns problemas aconteceram logo na primeira edição. Parecia que Everett não iria conseguir terminar os desenhos antes do prazo. Então, ele entregou o que tinha feito até então para Stan Lee. Como a revista ainda não poderia ir para as prensas do jeito que estava, Stan pediu para Steve Ditko, que estava no escritório no momento, terminar a edição para que pudesse levar o material para ser impresso no dia seguinte. Isso fez com que Bill se aborrecesse, abandonando o trabalho como desenhista logo na primeira edição e saindo da Marvel até 1966.

Entra então Joe Orlando, aprendiz e amigo de Wally Wood e desenhista da EC, mas acaba ficando por somente cinco edições, dando espaço para o próprio Wally Wood entrar como desenhista oficial do personagem. Wally Wood foi o responsável pela mudança no uniforme do herói, abandonando o uniforme amarelo e vermelho pelo uniforme vermelho que é usado até hoje e é considerado por muitos como um dos melhores desenhistas na história do personagem. Stan continuou como escritor por cerca de 50 edições, estabelecendo o comportamento básico do personagem e criando os coadjuvantes mais famosos da série, como Foggy Nelson, amigo de toda uma vida e sócio no escritório de advocacia Nelson & Murdock, e Karen Page, a namorada e secretária do seu escritório de advocacia.

E mais:
Crítica | História | Personagens | Artistas | Biblioteca | Brinquedos | Demolidor x Hulk


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2024