A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 14/02/2003, às 01:22

Crítica: SHAOLIN SOCCER
Somos os melhores no futebol. Mas eles são os melhores em fazer filmes SOBRE futebol! Às vezes, as coisas mais bacanas aparecem realmente sem que a gente espere. Há um dois ou três domingos atrás encontrei com alguns fãs de Transformers no famoso Encontrebas. Muita Coca-Cola, sanduíches, novos robozinhos de Transformers Armada e Gamecube rolaram […]

Por
Paulo "Fanboy" Martini


Às vezes, as coisas mais bacanas aparecem realmente sem que a gente espere. Há um dois ou três domingos atrás encontrei com alguns fãs de Transformers no famoso Encontrebas. Muita Coca-Cola, sanduíches, novos robozinhos de Transformers Armada e Gamecube rolaram durante o dia. Eis que, no meio da tarde, o pessoal pára tudo para uma sessão de Shaolin Soccer, um filme que eu já estava a tempos querendo assistir e, sendo de Hong Kong, não fazia idéia de quando poderia ver esse filme.

Como não consegui ver os extras do DVD (que estava todo em chinês e em cantonês… mas graças a Deus pelas legendas em inglês!), farei apenas a crítica do filme. Creio que já vai deixar muita gente com água na boca. ^_^

:: MAS DO QUE SE TRATA?

O filme começa com dois jogadores em um vestiário. Nota-se que um deles tenta subornar o outro, para que este perca gols. Mesmo relutante, o jogador acaba aceitando. Logo após, descobrimos que o jogador que aceitou a propina é “Golden Leg” Fung (Man Tat Ng), o melhor jogador de Hong Kong. Ao perder um pênalti que daria a seu time o campeonato nacional, a torcida enfurecida invade o campo e espanca o jogador, quebrando sua “perna de ouro” e tirando o jogador para sempre dos campos.

Vinte anos mais tarde, Fung, que nunca mais se recuperou dos ferimentos na perna, nada mais é do que o ajudante submisso de Hung (Yin Tse), que hoje é dono do mais temido time de futebol da nação, o Evil Team. Hung foi o mesmo que ofereceu a propina a Fung. Com a saída de seu maior rival, Hung conseguiu virar estrela no futebol, conseguindo fama e dinheiro.

A história de Fung começa a mudar quando está andando bêbado e sem rumo pelas ruas, depois de mais uma humilhação promovida por Hung. Ele acaba esbarrando com Sing (Stephen Chow), um pobretão que começa a falar de como o estilo de luta “Shaolim” poderia mudar completamente a vida das pessoas, ajudando-as nas tarefas mais básicas do dia-a-dia. Mas Sing ainda não teve a chance, e vive tentando descobrir maneiras de mostrar as técnicas ensinadas a ele desde criança.

É aí que, juntando a vontade de Fung ganhar sua honra de volta e de Sing de mostrar sua técnica, que ambos se juntam para formar o time de futebol com toques de lutas a la Dragon Ball.

:: E AÍ? O FILME PRESTA?

E como!! É diversão garantida! Comédia pura e escrachada! Os jogos são simplesmente hilários, com chutes impossíveis, bolas de fogo e vôos por cima dos jogadores. Fazer gol do meio de campo nunca foi tão fácil e destruidor! ^_^

O filme é uma obra-prima pelo carisma dos personagens, pela idéia de aplicar efeitos especiais e coreografias de lutas nonsenses ao nosso conhecido futebol. Mas o roteiro é uma salada só! Há diversas cenas sem sentido algum (como uma dança descaradamente tirada do famoso clip “Thriller”, de Michael Jackson, e nem por isso menos engraçada), e alguns detalhes mais que importantes que são deixados de lado sem motivo aparente (as bolhas no rosto da personagem Mui – interpretada por Vicki Zhao – somem de uma hora para outra!). Os personagens são rasos como um pires (apenas Fung, Sing e Mui tem algum desenvolvimento durante o filme), mas isso não atrapalha em nada, já que o filme tem nas gags visuais a sua maior força (vocês conseguem imaginar um time de mulheres com apenas um bigodinho colado no rosto para que elas pudessem entrar no campeonato?? Pois é… ^_^).

E eis que entram os efeitos especiais. Simplesmente espetaculares! Quem já viu Dragon Ball vai entender quando eu digo que, a cada chute, o medo de metade da cidade ser ir embora junto é eminente! São bolas de fogo que destroem muros, campos e mandam os adversários pros quintos do infernos! É grama, terra e areia voando, misturado com muita pirotecnia. A isso, una-se a personalidade de cada um dos jogadores do time de Sing, mestres de diversas artes Shaolin: Iron Head (Wong Yat-Fei) possui a técnica “cabeça de ferro”; Empty Hand (Kai Man Tin), o goleiro, possui a técnica da “mão vazia” e é igualzinho ao Bruce Lee – chega até a vestir a clássica roupa amarela que Lee usou em “O Jogo da Morte” – e defende tudo quanto é bola; Iron Shirt consegue parar o que for com sua barriga; já Weight Vest, o gordinho com problemas glandulares, é – por increça que parível – o mais leve do time, conseguindo dar saltos e vôos espetaculares; Hooking Leg consegue controlar a bola com a perna de maneira impressionante; e não posso esquecer do próprio Sing, que possui a técnica Mighty Steel Leg. Nem preciso comentar os petardos que o cara consegue dar, né?

:: E ESSE FILME CHEGA NO BRASIL QUANDO?
E toda essa idéia veio da mente de Stephen Chow, que escreveu, dirigiu e ainda achou tempo parar interpretar Sing no filme. O bafafá em cima dessa película foi gigante em Hong Kong e em festivais de cinema por onde passou. A Miramax tem os direitos de distribuição nos EUA e, como o filme ainda não foi lançado por lá, fica difícil prever uma data para chegar aqui. Sendo o filme de 2001, foi uma grande pisada de bola alguma distribuidora nacional não pegar os direitos para exibição durante a Copa do Mundo do ano passado. Também, se pensar que eles nem se importaram com A Máquina, filme inglês também sobre futebol (só que em uma prisão, onde porradaria é mais que incentivado) com produção de Guy Ritchie (diretor de Snatch: Porcos e Diamantes), era de se esperar algo assim. Mas assim que A Arca souber de alguma coisa, pode deixar que a gente avisa!

:: E TEM TRAILER AÍ, SEU FANBOY?

E não? Claro! Baixe e veja como é a brincadeira, que vai lembrar muitos filmes da década de 80 que o pessoal costumava ver na Band!

:: Trailer SHAOLIN SOCCER
Formato: Quicktime
Tamanho: 4.3 Mb


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2024