A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 05/12/2002, às 12:15

REVIEW: GIJOE – BOX SNAKE EYES & STORM SHADOW
Que saudade dos toys de outrora… A febre dos anos 80 não poderia deixar de revitalizar uma das séries mais clássicas dessa década: os Comandos em Ação, conhecidos pelos americanos como G.I. Joes. Junto com Transformers, Thundercats e He-Man, Comandos foi a febre da molecada aqui no Brasil. Sucesso a olhos vistos: de todas as […]

Por
Paulo "Fanboy" Martini


A febre dos anos 80 não poderia deixar de revitalizar uma das séries mais clássicas dessa década: os Comandos em Ação, conhecidos pelos americanos como G.I. Joes. Junto com Transformers, Thundercats e He-Man, Comandos foi a febre da molecada aqui no Brasil. Sucesso a olhos vistos: de todas as séries que citei acima, apenas os Comandos em Ação tinha cada vez mais bonecos e veículos surgindo nas prateleiras. Eram infinitos tipos de bonequinhos, jatos, tanques, helicópteros, barcos… Sem dúvida a Estrela suportou a série, diferente do que fez com Transformers, onde só trouxe 6 Mini-cars e ficou repintando os modelos até cansar!

Mas já estou desviando do assunto. Deixarei meus queridos robozinhos de lado para falar com os fãs de Duke, Scarlett, Snake Eyes, Comandante Cobra, Destro, Baronesa e outros personagens que habitavam o universo G.I. Joe, onde a eterna força da liberdade (leia-se “norte-americanos”) lutavam contra as forças do grupo terrorista Cobra.


:: UM POUCO DE HISTÓRIA E A NOVA FASE

A Hasbro, detentora dos direitos da série, voltou às raízes da série dos anos 80 devido ao pedido dos fãs. Mas não foi na década mais bacana do século 20 que a série foi criada, não: ela existe desde 1964, quando a primeira figura de ação dos Joes, com 12 polegadas de altura foi lançada. Detalhe: foi a partir deste lançamento que a palavra action-figure (figura de ação) começou a ser usada.

Os bonecos, baseados sempre nos heróis de guerra norte-americanos a partir da 2ª Guerra Mundial, já tiveram diversos tamanhos e temas. Por exemplo: lembram do Falcon? Então, aqueles bonecos grandões, com quase 12 cm de altura, também pertencem à marca G.I. Joe. Como o nome não faz referência nenhuma aqui no Brasil, os nomes foram trocados pela Estrela.

A nova fase dos Joes nos EUA, na década de 80, foi uma mudança radical, já que dava ares de ficção para uma série que essencialmente recriava alguns elementos de guerra, como armas, vestuário e veículos. Com todo esse revival, a Hasbro resolveu dar uma nova roupagem aos personagens, hoje clássicos, que povoaram a cabeça da molecada na década de 1980.

:: DEMOROU: E AÍ, OS BONECOS PRESTAM?

Complicado dizer. Não há mais a “magia”. Os nostálgicos e os fãs podem até, mas quem não conhece os Comandos em Ação (que agora vêm com o nome original, já que a Gulliver – que está trazendo os toys dessa vez – e outras empresas nacionais de figuras de ação não estão mais fabricando os brinquedos por aqui, então eles vêm direto dos EUA para as prateleiras das lojas), não sei se haverá muita atenção aos bonequinhos.

Verdade seja dita: a Hasbro fez um trabalho de primeira para deixar os fãs da série felizes: tudo ali relembra os antigos brinquedos, desde o formato da embalagem até as antigas Fichas de Personagens, descrições que vinham impressas na embalagem para descrever cada personagem. Está tudo lá.

Os bonecos estão muito bem esculpidos. Snake Eyes agora usa uma máscara que permite notar os detalhes de seu rosto, diferente da versão anos 80. Mas o visor sinistro continua lá. Storm Shadow está com ótimos detalhes em sua roupagem. Os pontos de articulação são praticamente os mesmos da antiga versão. A posição das mãos, as armas, tudo relembra muito a versão antiga. Mesmo quem não conhece a série não poderá dizer que os bonecos são malfeitos.

Ainda assim, eles estão longe da perfeição. Há duas coisas que não irão passar despercebidas pelos fãs: a qualidade do material usado para a fabricação dos bonecos, e a pose na qual eles se apresentam. Começando pelo material, que tem sua qualidade muuuuuito inferior ao antigo. Não conheço que material foi usado, tanto nos antigos bonecos quanto nos novos, mas a diferença é clara: o novo material é mais opaco, áspero e tem uma textura mais frágil. Isso sem falar nas diversas “rebarbas”, isto é, sobras de plástico que não são totalmente cortados. Isso é bem amador.

A posição dos bonecos é uma coisa que me deixou meio pusto da vida. Você não consegue deixar mais os toys “eretos”: eles já vêm com algumas poses pré-concebidas que não permitem que você os coloque retos. Dependendo da situação, eles acabam nem ficando em pé, dependendo da posição que são colocados.

:: O VEREDITO

Fiquei um tantinho decepcionado, na boa. Os Comandos em Ação nunca foram minha série preferida, mas os brinquedos antigos eram sensacionais, e o desenho também muito bacana. Ainda mais pelo que a série representa para os americanos, um cuidado maior deveria ter sido tomado. Aqui no Brasil, então, não sei como estão as vendas… vou entrar em contato com o pessoal da Gulliver para ver como têm sido a resposta a essa nova série. No mais… é isso.


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2025