A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 02/12/2002, às 10:53

CRONOLOGIA DOS X-MEN – PARTE 2
E dá-lhe mutantes! Aqui está, como prometido, a segunda parte da cronologia dos personagens que são o orgulho financeiro da Marvel: os X-Men!!! Não se esqueça de conferir a primeira parte deste nosso super-especial. Depois das republicações que foram de X-Men 67 ao número 93, a Marvel resolveu injetar sangue novo na revista. A edição […]

Por
Rodrigo "Machine Boy" Parreira


Aqui está, como prometido, a segunda parte da cronologia dos personagens que são o orgulho financeiro da Marvel: os X-Men!!! Não se esqueça de conferir a primeira parte deste nosso super-especial.

Depois das republicações que foram de X-Men 67 ao número 93, a Marvel resolveu injetar sangue novo na revista. A edição 94 foi um clássico, trazendo a estréia num título regular do argumentista Chris Claremont e do artista Dave Cockrum – que, apesar de não ser um desenhista perfeito, foi muito importante na formação visual dos personagens. Foi nesta edição que tivemos a estréia de Tempestade, Colossus, Noturno e a reestréia de Wolverine, que só havia aparecido numa estória malfadada do Hulk.

Esta edição foi republicada alguns anos depois na revista "X-Men Classics", só que numa versão com páginas extra feitas por John Bolton (artista da mini-série Livros da Magia) que contava fatos sobre o relacionamento entre os novos X-Men e os originais. Aqui no Brasil, esta história foi mostrada em números antigos da extinta revista Superaventuras Marvel.

Também nesta edição (94) estreava Pássaro Trovejante, irmão mais velho de Apache da X-Force. O herói morreu na edição seguinte, ao tentar capturar o terrível Conde Nefaria. Depois disso, Apache culpou Xavier pela morte do irmão (nesta época, os poderes do irmão mais novo ainda não eram latentes).

Na ed.96 temos a primeira aparição da cientista Moira Mac Targget (que atualmente coordena o centro de pesquisas da Ilha Muir) e, na edição seguinte a estréia de Lilandra, Imperatriz de Shiar (e o grande amor da vida de Charles Xavier).

Nas ed.98 a 99, os Sentinelas são reativados para voltar a caçar mutantes. Os X-Men conseguem salvar Cristal (em sua primeira aparição) das mãos dos sentinelas.

Na ed.100, começam os indícios do que seria a Saga da Fênix Negra: a nave dos X-Men é atingida no espaço e a única esperança dos heróis pousarem tranquilamente é a telecinese de Jean Grey…mas seria esforço demais para a ruiva.

No gibi seguinte, a nave cai no mar a salvo, mas Jean Grey sai das águas com um uniforme diferente e com poderes aumentados, assumindo o codinome de Fênix, pois se sentia "renascida". No entanto, a verdadeira história só seria revelada mais pra frente…

Na ed.102, Fanático reaparece nesta nova fase e, no gibi posterior, finalmente Wolverine revela seu ‘verdadeiro’ nome, Logan. Na ed.104, temos a primeira aparição de Corsário, o pai do Ciclope, e descobrimos a verdade sobre o passado dos irmãos Summers. Scott e o irmão Alex (o Destrutor) foram jogados por seu pai de um avião em chamas quando eram crianças. No acidente, a mãe deles acabou morrendo e o pai, no leito de morte, é ajudado pelos Piratas Siderais. Desde então, com o nome de Corsário, ele comanda estes piratas alienígenas.

Nas ed.105 a 107, temos uma saga espacial com a participação do vilão Erik, o Escarlate, e a estréia de Gladiador e a Guarda da Imperatriz de Shiar. O tema envolvendo o Império Shiar, por sinal, se prolonga: na ed.110, por exemplo, aparece pela primeira vez Rapina (Irmã de Lilandra), que quase mata Colossus ao rasgar sua pele de aço. A partir daí Cockrum deixa a revista, e John Byrne assume a arte e argumento junto com Claremont. Começa uma das melhores fases da revista.

Nas ed.112 a 115, Magneto e Sauron reaparecem na nova fase e confrontam os X-Men, mostrando que a ameaça do sonho de Magnus ainda está viva. Na ed.117 é mostrada parte da infância de Tempestade, na qual ela fazia parte da gangue de ladrões comandada pelo telepata Amahl Farouk, que confronta mentalmente o Jovem Xavier. Derrotado, Farouk perdeu o poder sobre seu próprio corpo e se transformou na consciência chamada Rei das Sombras. Anos depois, ele reapareceria na revista dos Novos Mutantes.

Já nas ed.120 e 121, temos a primeira aparição da Tropa Alfa original, que confronta os X-Men ao tentar recapturar Wolverine para o governo canadense. Caso você não se lembre, antes de ser um x-man, o baixinho canadense fazia parte do projeto Arma X, trabalhando a serviço do do governo do Canadá. Na ed.122 temos a estréia do Clube do Inferno, uma reunião de ricos (e alguns mutantes) com planos obscuros. O Clube do Inferno já era uma clube centenário. Embora pouco conhecido, o círculo de milionários foi muito importante na história dos Estados Unidos. O Clube aparentava interesse em Jean Grey.

Nas ed.125 a 128, temos a saga de Proteus, mutante poderosíssimo e filho de Moira. Apesar de tentar controlar os poderes de seu filho, Moira falha. Num dos maiores desafios dos X-Men, Proteus morre ao final da saga.

Na revista seguinte, graças ao mega-computador Cérebro, Xavier encontra Kitty Pride (a Lince Negra, em sua primeira aparição) e tenta recrutá-la para o escola. Só que não foi apenas Xavier que acabou procurando a garota: Sebastian Shaw e a Rainha Branca vieram para torná-la aprendiz e futuro membro do Clube do Inferno. Apesar das propostas, os pais de Kitty escolheram Xavier para tutor de Kitty.

Nas ed.130 a 133, os X-Men confrontam diretamente pela primeira vez o Clube do Inferno. Com ajuda do Mestre Mental, eles sequestram a equipe (menos Wolverine, que foi dado como morto) e mexem com a cabeça de Fênix, que acaba se tornando a Rainha Negra do Clube do Inferno. Ela domina os seus colegas mutantes, mas, de última hora, Wolverine reaparece e ajuda os X-Men a libertar a ruiva. Após um confronto telepático com o Mestre Mental (que virou uma vegetal), Fênix muda o uniforme para tons escuros e avermelhados, se auto-proclamando a Fênix Negra.

Nas edições seguintes, a garota, agora em contato com seu lado mais obscuro (provavelmente despertado pelo Mestre Mental), começa a descobrir a verdadeira extensão de suas habilidades: escondida dos X-Men, a Fênix Negra testa seus poderes aniquilando mundos em outras galáxias, matando milhões de seres vivos. Lilandra e os Conselheiros de Shiar resolvem que a moça é uma entidade perigosa para o universo. Depois de sequestrar os X-Men, Lilandra julga a Fênix, considerando-a culpada. Após um confronto entre os mutantes e a Guarda Imperial, Jean Grey se suicida na frente do amado Ciclope, dizendo saber que acabou se tornando um perigo incontrolável para a população do universo. Sua morte foi mostrada na ed.137.

Na edição seguinte, Ciclope se afasta da equipe e volta a morar com seus avós no Alasca. Curiosamente, Ciclope foi o último membro dos originais a sair da equipe. Homem de Gelo e Anjo agora faziam parte do grupo Os Campeões e o Fera era membro dos Vingadores.

Nas ed.139 e 140 a Tropa Alfa volta a aparecer – nesta edição, temos a aparição de Wendigo, personagem que apareceu pela primeira vez em Hulk ed.180, que foi também a edição de estréia de Wolverine.

A aceitação do grupo formado por Pigmeu, Xamã, Estrela Polar e cia. foi tamanha que a Marvel começou a publicar a revista solo da Tropa Alfa, sob comando do mesmo John Byrne, que ainda continuava a trabalhar com os X-Men.

Não percam o próximo capítulo da X-Cronologia, onde mostraremos mais um marco na história dos X-Men: "Dias de um Futuro Esquecido".

Continua…


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2025