A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 31/10/2002, às 12:37

REVIEW: "ENTERPRISE"…POR UM TREKKER!
A ARCA falou com alguns fãs de Jornada das Estrelas para saber o que eles acharam da nova série Jonathan Archer (Scott Bakula) e T’Pol (Jolene Blalock) Batendo todos os recordes, a nova série de Jornada nas Estrelas, Enterprise, é a versão do franchise que mais rápido fez a transição das telas americanas para as […]

Por
Os Master

"Tá vendo aquele quartinho ali? Então..."

Jonathan Archer (Scott Bakula) e T’Pol (Jolene Blalock)

Batendo todos os recordes, a nova série de Jornada nas Estrelas, Enterprise, é a versão do franchise que mais rápido fez a transição das telas americanas para as brasileiras. A série estreou no dia 7 de setembro, no canal AXN . Enquanto isso, nos EUA, a primeira temporada já foi concluída, de modo que podemos responder em primeira mão: vale a pena assistir?

Se você espera encontrar no novo programa o que os "donos" de Jornada nas Estrelas (leia-se Paramount) estavam prometendo, um novo vigor, graças à nova perspectiva que uma tripulação do século 22, cem anos antes de Kirk e Spock, ofereceria, esqueça!. Enterprise é muitas coisas –interessante, bem escrita, bem produzida–, mas certamente não tem inovação como uma de suas qualidades. Tudo que recebemos foi mais do mesmo.

O seriado narra as aventuras do Capitão Archer (Scott Bakula, da série "Contratempos") no comando da nave Enterprise NX-01 que, juntamente com uma equipe de exploradores, tomará parte na primeira missão da raça humana ao espaço longínquo.

Nesta primeira temporada há duas grandes sagas acontecendo ao mesmo tempo: aprimeira é um tipo de Guerra Fria Temporal, com um misterioso vilão vindo do futuro disposto a fazer profundas alterações na linha do tempo no século 22 (onde se passa a série), e o segundo, envolvendo a relação Terra/Vulcano e aparições de outras espécies importantes da região próxima do espaço.

Mas a série deve ganhar força na segunda temporada, quando ocorrerá a polêmica introdução de uma raça já conhecida pelos fã: os Romulanos.

Os produtores já reconheceram que estão tomando muito cuidado para não contradizer as informações sobre esse primeiro contato com os Romulanos, dadas pelo episódio da Série Clássica "A Balança do Terror". Neste capítulo, Kirk e Spock afirmam que nenhum humano tinha visto um Romulano até aquele momento, impedindo que Archer e cia. conheçam a familiar aparência de seus inimigos. Resta saber como eles vão conseguir fazer isso e ainda assim produzir drama de qualidade.

Primeiras impressões do fã sobre o primeiro episódio:

Quando começou o primeiro episódio pensei: "Legal vai ser muito bom"…até que começou a abertura (aliás, muito bem elaborada). Eis que começa a música…e de repente alguém começa a cantar!? Pensei: "Que bosta, como pode? O que é isso, uma música de abertura cantada em um seriado de Star Trek??". Nunca vi uma música sequer em um filme ou série de Star Trek que fosse cantada, achei isso um ultraje! Mas de qualquer forma…compensa por causa da abertura em si que é muito bonita e bem feita.

De volta à história: o primeiro alien que aparece não poderia ser nada mais nada menos que um Klingon, mas aí é que vem a merda: um klingon como vemos a partir da "Nova Geração" – testa encravada, cabelos compridos, dentes afiados, etc. Quem acompanha a série sabe que os Klingons na época de Kirk eram humanóides comuns, apenas com bigodinho e barbicha, isso realmente me decepcionou muito.

Rapaz, mas ela é gostosa, amigão...

T’Pol, vulcana que tem tudo para se tornar uma musa nerd

Há participações especiais dos vulcanos que encontraram com o Dr. Cochrane no filme Star Trek: Primeiro Contato (para quem não sabe, vulcanos vivem entre 250 e 280 anos). Um outro fato que deixa a desejar é que a tecnologia parece ser muito mais avançada que a da Enterprise do Kirk, mas tiveram cuidado em manter certos aspectos como o comunicador, que é muito semelhante ao usado pelo pessoal do Kirk. Os intercomunicadores dentro da nave funcionam da mesma maneira, ou seja, precisa apertar algum botãozinho em um painel para que se possa falar. Mas ái vem outra decepção: o teletransporte é usado pela primeira vez em um ser humano…mas pasmem, ele chega ser mais rápido que o transporte dos Borgs.

No geral…

A história é demais, tem tudo a ver com a linha histórica de Star Trek, o conflito entre humanos e vulcanos é bastante interessante, comentários sarcásticos de ambas as partes dão um toque engraçado à série (o meu favorito foi quanto T’Pol disse “Crianças vulcanas brincam com coisas mais sofisticadas que isso” se referindo aos sensores da nave), faz lembrar as ofensas trocadas entre McCoy e Spock. A nave é muito bonita, mas se parece mais com a Enterprise-E que com a do Kirk.

O mais legal: A primeira visita de humanos à um outro planeta habitado!

O pior: No primeiro ataque que a nave sofre a força é cortada e, por incrível que pareça, o gerador de gravidade não foi afetado.

FICHA TÉCNICA:

Exibição:
Todas as sextas, às 21h, no canal a cabo AXN

Direção:
LeVar Burton e Jim Charleston

Roteiro:
Stephen Beck

Elenco:
Scott Bakula ———————– Capitão Jonathan Archer
John Billingsley ———————– Dr. Phlox
Jolene Blalock ———————– Sub-comandante T’Pol
Dominic Keating ———————– Tenente Malcolm Reed
Anthony Montgomery ———————– Travis Mayweather
Linda Park ———————– Hoshi Sato
Connor Trinneer ———————– Tenente Comandante Charles "Trip" Tucker II
John Fleck ———————– Silik
Kellie Waymire ———————– Elizabeth Cutler
Vaughn Armstrong ———————– Maxwell Forrest
Gary Graham ———————– Embaixador Soval
Jeffrey Combs ———————– Shran

* Salvador Nogueira é responsável pelo website www.trekbrasilis.com


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2024