"Monty Python e o Cálice Sagrado" (Monty Python and the Holy Grail) é uma produção de 1974, estrelada pelo despirocado e mais famoso grupo humorístico da história: o Monty Python. Aquele grupo britânico, responsável por uma verdadeira revolução no meio humorístico – nos anos setenta – por meio do programa "Flying Circus", era composto pelos comediantes John Cleese, Michael Palin, Graham Chapman, Terry Gilliam (o único americano do grupo), Terry Jones e Eric Idle, quase todos ainda atuantes nos meios cinematográfico e televisivo.
O filme é uma divertida paródia às aventuras do Rei Arthur e de seus Cavaleiros da Távola Redonda, oriundas da lenda devidamente registrada nos anais da Humanidade através da obra "Le Morte D´Arthur", supostamente escrita por um tal Sir Thomas Malory (*). A espada Excalibur, os menestréis, os alucinados "cavalos invisíveis" e até mesmo Deus são parte de uma grande "festa nonsense" regada ao melhor estilo daqueles brilhantes e malucos ingleses!
Apesar de tratar-se de uma comédia, a produção foi de grande esmero no tocante às locações e à fotografia, pois tudo é muito caprichado. Destaque também para a direção, que foi "a duas mãos": tanto Terry Gilliam (de "Os 12 Macacos") quanto Terry Jones estiveram por trás da batuta.
Piadas à parte (algumas, inclusive, intraduzíveis ao português), o filme é repleto de críticas à monarquia, à aristocracia e à dominação religiosa; algumas óbvias e outras nem tanto, podendo ser percebidas nas entrelinhas… É notório: filmes de cunho histórico cujos conteúdos são humorísticos, mas críticos, são a grande marca registrada dos Pythons.
Edição Especial em DVD duplo
O filme, remasterizado digitalmente, foi lançado recentemente numa versão especial em DVD duplo, para colecionadores, que nos traz inúmeros extras. Essa nova versão em formato Widescreen Letterbox de alta-definição é um verdadeiro deleite com excelentes som e imagem. É possível de se notar detalhes que previamente passaram despercebidos na única versão da obra disponível no mercado brasileiro: a fita de vídeo selada da VTI (lançada no início dos anos noventa). Além de todo o "banho digital" dado ao filme, o material inédito é realmente o grande atrativo do pacote.
O segundo DVD é o dos extras. Há tanta coisa disponível que o espectador poderá ficar perdido, literalmente. Dentre as pérolas há, por exemplo:
· Trailers de Cinema
· Comentários dos Diretores
· "Versão especial para os surdos"
· "Como usar seus cocos?" (filme educacional)
· "Monty Python e o Cálice Sagrado" em Lego
· "Em Locação com os Pythons" (uma produção original da BBC)
· "Legendas para pessoas que não gostaram do filme"
· "Em Busca das Locações do Cálice Sagrado" (documentário produzido por Michael Palin e Terry Jones)
Amigos, isso é apenas um exemplo dos extras desse filme. É muita coisa, mesmo! É importante, porém, avisá-los do seguinte fato: o DVD em questão é importado e pertence à chamada "Região 1", ou seja, só poderá ser reproduzido em aparelhos nacionais de DVD que estiverem "desbloqueados", e, portanto, que forem compatíveis. Cuidado!
Quanto ao Monty Python, infelizmente o grupo se desfez no final dos anos oitenta, por causa do falecimento precoce de Graham Chapman (intérprete do Rei Arthur e homossexual declarado), vítima de câncer de garganta. Esses ingleses doidos influenciaram toda uma geração de comediantes, como por exemplo os integrantes dos programas "Saturday Night Live" (americano) e "Kids in the Hall" (canadense). Realmente, influenciaram e influenciam esses artistas do riso até hoje.
Após terem produzido a obra que comentamos, ainda fizeram os filmes "A Vida de Brian" e "O Sentido da Vida". Tomara que lancem as versões especiais desses filmes também!
Mas não acabou: só pra vocês sentirem um gostinho do quão divertido é este DVD…
— Vídeo da música ‘Camelot’ com os personagens do filme em versão Lego
(Isso mesmo, aqueles brinquedos de montar, os rivais do Playmobil, lembou?)
Baixe agora mesmo!
(*) Na época do surgimento da obra havia, pelo menos, 4 pessoas possuidoras do mesmo nome. Eis o motivo da incerteza quanto ao real autor.
|