|
Bom, estou aqui porquê, na minha condição de profissional dos quadrinhos, como desenhista e roteirista (ah, por falar nisso, já leu minha aula de quadrinhos aqui na ARCA? Não? Herege…), fiquei com a digníssima missão de lhes dizer quem são os melhores desenhistas que já passaram pela revista do cabeça de teia. Bom, antes de qualquer coisa gostaria de falar sobre o critério adotado para a escolha dos 10 mais. Pra ser justo, eu só selecionei os melhores profissionais daqueles que ficaram um certo tempo trabalhando na revista do Aranha. Descartei de primeira aqueles que só fizeram uma história e olha lá. Afinal, não dá pra julgar o trabalho de alguém em uma só edição da revista. Um exemplo é o famoso desenhista Joe Madureira. Ele, que ficou famoso quando desenhou os X-Men e, mais tarde, Battle Chasers, só fez UMA história com participação do Aranha e nem foi num gibi do herói e sim numa edição dos próprios X-Men! Tá certo que a cara desenha pra burro, mas escolhê-lo seria totalmente injusto em relação aos profissionais que batalharam por muito mais tempo na revista do Aranha (em respeito tanto aos melhores quanto aos piores!). Bom, sem mais enrolação, vamos á eles:
10º Lugar – Pat Oliffe: Em meio a tantos desenhos modernos aos quais a maioria está acostumada, eis que há um desenhista com traços clássicos que se sobressai. Quando a Marvel teve a idéia de fazer uma revista que contasse histórias "não-contadas" do início da carreira do aracnídeo, a escolha mais lógica teria que recair sobre um profissional que possui traços clássicos, pois o clima de "anos 60" (afinal, foi nessa época que o herói foi criado) era fundamental para passar a sensação de algo do tipo "Homem-Aranha – Ano I". E Pat era o cara certo. Seu estilo retrô fez com que se encaixasse muito bem nas histórias do herói. Essa revista foi publicada aqui no Brasil com o título de "Arquivos secretos do Aranha", pela Abril e vale a pena conferir. Pat Oliffe é tão bom em sua abordagem artística que ele foi chamado também pra fazer a revista da Garota-Aranha, sobre a filha de Peter (obviamente a história se passa num futuro mais ou menos próximo), que também possui os poderes do pai.
9º Lugar -Ross Andru: A maioria da molecada de hoje provavelmente nunca ouviu falar desse cara, pois o auge de sua carreira foi nos anos 70. Com um estilo de desenho também clássico e que consegue ao mesmo tempo ser ultramoderno, Ross deixava a todos boquiabertos com sua capacidade de desenhar pessoas realistas de uma maneira simples e cenários com um nível impressionante de detalhes sem deixar suas páginas incompreensíveis. E já que estamos falando do Aranha, eu adorava o Peter Parker desenhado por ele. Gostava mais do que até do próprio Aranha, pois ele parecia aquele rapaz que todos conhecemos sem parecer exageradamente infantil. É dele também um dos melhores J. Jonah Jameson que já vi. E se alguém aí duvida da capacidade desse fantástico desenhista, ele foi o escolhido pra desenhar o primeiro crossover (encontro de personagens de diferentes editoras, pra quem não sabe!) da história dos super-heróis: Super-Homem Vs Homem-Aranha!. As duas editoras queriam um desenhista que já tivesse trabalhado com ambos os personagens e a escolha não poderia ter sido mais feliz. Até hoje é divertido ler esse encontro. Fraca a moral do cara, né?
8º Lugar – Mike Zeck: Mais um da escola das antigas. Mais famoso por sua fase na revista do Capitão América, Zeck é um desenhista que poucos conseguem alcançar. Seu desenho e storytelling (narrativa de uma história) são únicos até hoje. Quem é da antiga pode ficar um milhão de anos sem ver seu trabalho, mas basta uma olhada em um desenho dele que nem é preciso olhar pra assinatura no canto da revista pra saber que foi ele que desenhou. É com ele no domínio da grafite que há dois momentos importantíssimos da carreira do Homem-Aranha: "Guerras Secretas", aventura onde Peter consegue o uniforme preto alienígena que mais tarde viria a se tornar o vilão Venom e "A Última Caçada de Kraven", tida como uma das melhores histórias do Aranha de todos os tempos! Pessoalmente, são dois ótimos trabalhos, mas a qualidade da "Última Caçada de Kraven" é nitidamente superior (buááááááá!!!! É uma das mini-séries que falta na minha coleção até hoje! Buááááá!!!). Toda vez que fico olhando pro desenho de Zeck (principalmente a já supracitada mini-série!), perco muito do meu tempo folheando e folheando e folheando….
7º Lugar – Ron Frenz: Pode ser que o desenho dele seja ultrapassado em comparação ao "Padrão Image de Qualidade" (graaaaaaaaaaaande bosta!), mas até hoje esse cara é uma das minhas referências na hora de se apresentar um bom desenho clássico que nunca perde a majestade. Há um infindável lote de histórias desenhadas por Ron que são inesquecíveis, como por exemplo à época do uniforme negro, antes mesmo de que Peter descobrisse que se tratava de um simbionte. E quando ele descobriu (com a ajuda de Reed Richards, mais conhecido por liderar o Quarteto Fantástico), foi simplesmente hilário, pois depois de se livrar do simbionte, Peter fica só de cueca no QG da famosa equipe e tudo o que tinha que o herói poderia usar era um velho uniforme do Quarteto e….um saco de papel de supermercado pra esconder o rosto, providenciado por ninguém menos que o Tocha Humana! Há outros acontecimentos legais dos quais Ron fez parte, como o surgimento do Puma, um de seus vilões mais legais.
6º Lugar – Steve Skroce: Olha, tá certo que o desenho desse cara é meio estranho, mas tem suas qualidades. Steve é o tipo de desenhista polêmico, pois nem todo mundo gosta. Pessoalmente, eu o preferia no X-Man (o Cable jovem, não a equipe), mas não há como negar que ele fez um trabalho muito bom no escalador de paredes. Sua maior qualidade, seja na revista do Aranha ou seja em qualquer outra é seu poderoso estilo de narrativa. Fazia muuuuuuuito tempo que um desenhista não aparecia com um storytelling como o dele, lembrando muito narrativas ao estilo de Frank Miller (das antigas, não a bosta do Cavaleiro das Trevas II). A cada quadrinho dava a sensação de estarmos vendo um filme. Já no caso do Aranha, sabe aquelas famosas seqüências de saltos do aracnídeo que aparecia várias poses do herói uma atrás da outra mostrando o caminho feito por ele? Pois Steve é um mestre nisso, tenho que admitir. Algumas poses criadas por ele são simplesmente fantásticas. Realmente um bom desenhista! Polêmico, mas um bom desenhista!
5º Lugar – Joe Bennet: Aí geeeeeeeeente! Um brasileiro pintando na área! Pois é, esse brazuca que começou no Aranha com um desenho humilde (vai, estou tentando ser gentil! "Tosco" é uma definição melhor!) evoluiu e muito com o passar das edições! Eu não gostava do desenho dele, principalmente no começo de carreira, onde ele fez parte das histórias do ridículo Hulk 2099. Não sei se alguém vai concordar comigo, mas ele faz um dos Peter mais legais que já vi, com um visual que lembra o do saudoso John Romita Sr., nos áureos tempos do começo da carreira do herói. Joe (seu nome verdadeiro, claro, não é este e sim José Benedito – pessoalmente, eu batia nos meus pais se tivesse um nome desses! Brincadeira, Joe!) também possui um dos melhores ritmos de narrativa que conheço. Talvez seu desenho só não seja melhor por ter o azar de às vezes pegar um arte-finalista ruim. Seu jogo de luz e sombras é fantástico, o que deixa particularmente os vilões da série, bem sinistros! Tem muita gente que prefere outro brasileiro, o Luke Ross, desenhando o herói. Pra mim é comprar briga se afirmar isso. Sabe, eu gosto muito do desenho do Luke, mas contra o Joe ele não tem chance!
4º Lugar – Rick Leonardi: Esse é um que merece uma looooooooooooga salva de palmas. Simplesmente é este o cara que desenha o Aranha mais solto que já vi! Quando o Aranha se balança entre os prédios de NY com sua teia, na verdade ele parece simplesmente voar se o dono do traço for Rick Leonardi! Enquanto o sonso do McFarlane fazia poses impossíveis no Aranha, fazendo-o parecer que não tinha coluna vertebral além de dar a sensação de que ele estava tão duro na pose que eu sempre suspeitei que havia cola superbonder em suas juntas, Rick Leonardi também fazia poses que parecia impossíveis, mas seus movimentos eram leves, fluídos e coerentes com a anatomia humana. Seu maior trunfo, apesar de ter desenhado o Peter por um bom tempo, é indiscutivelmente o Aranha 2099. Foi ele o responsável pelo visual dos personagens nessa série futurística e também de toda a parte visual da ambientação desse universo. Pra mim, as melhores histórias feitas por esse fantástico desenhista são as três primeiras edições do Aranha 2099; o número 35 dessa mesma revista, onde os dois aranhas (Peter e Miguel) se encontram e; o número 150 da antiga revista do Homem-Aranha editada pela Abril, onde a última história da edição o herói enfrenta ninguém menos do que Thanos de Titã!!! Como diria o El Cid, simplesmente ducaralho!
3º Lugar – Mike Wieringo: Olha, eu me curvo ante este cara! Com um estilo puxado um pouco pro cartoon, Mike consegue desenhar o Aranha mais estiloso que já vi! Magricelo (mas atlético), ágil (mas bem simples) e com um carisma (sem comentários) beirando a órbita de Saturno, o Aranha de Mike merece, sem sombra de dúvida, a terceira colocação! Mike originalmente era um desenhista da editora rival DC (Distinta Concorrência, se é que você me entende!), desenhando soberbamente as revistas do Flash (sua primeira revista mensal como profissional) e do Robin, onde ganhou mais destaque. Mas foi no Aranha que ele se consagrou de vez. Não é à toa que a revista americana especializada em quadrinhos Wizard escolheu Mike pra ensinar a desenhar o cabeça de teia em uma de suas edições. Mike (junto com Steve Skroce) é um mestre na arte de mostrar as seqüências de movimentos do Aranha, deixando-o simplesmente hilário com as poses criadas por esse espetacular (assim como o herói!) profissional. Olha, ás vezes eu fico triste porquê Mike pegou uma época na revista do Aranha que o colocou no meio do pífio arco de histórias conhecido como "A Saga do Clone" (TUM! – som do baque do corpo do El Cid caindo no chão e babando por todos os cantos! Desculpe, mas esqueci que a palavra "clone" ta proibida no site!). Bom, nem tudo pode ser do jeito que a gente quer, mas Mike conseguiu até deixar bem divertidas algumas dessas historietas ridículas! Parabéns, Mike! Você é demais!
2º Lugar – John Romita Sr.: Esse é um dos monstros sagrados dos quadrinhos! Note o "Sr" após o nome…ele é pai do John Romita Jr, pra não confundir os mais desavisados! Bom apresentações à parte (e será que ele precisa?), pra quem não sabe, ele é o responsável por modernizar o Aranha. Aí cê pensa: "Se ele é das antigas, como assim ele modernizou?" Bom, o titio Elfo vai te explicar…o desenhista original do Aranha, Steve Ditko, não desenhava o que costumamos chamar de "desenho de gibis", pois seu desenho era clássico demais pra época e ele, segundo o próprio Stan Lee numa entrevista, nunca gostou de desenhar pessoas musculosas, preferindo desenhar pessoas normais. Como seu estilo já estava manjado e o cara estava saindo da revista do herói, foi o John Romita Sr que adaptou o herói ao estilo de desenho mais "quadrinhístico" sem faze-lo perder sua identidade. Sendo assim, ele é o responsável por todo o visual "moderno" que caracteriza o Aranha que todo mundo conhece. Além disso, Romita Sr é o responsável por uma das melhores (na verdade, considerada por muitos, a melhor) fases na história do personagem. Visualmente falando, não haveria o aranha que nós conhecemos se não fosse esse lendário desenhista. Aqui no Brasil, seus trabalhos com o Aranha foram editados pela Abril na revista "A Teia do Aranha". Romita Sr é, sem sombra de dúvida, tão importante na história dos desenhos do herói quanto um J. Jonah Jameson ou uma Tia May são importantes na história do personagem.
E agora, tcham, tcham, tcham…..
No 1º lugar houve empate técnico!!!
1º Lugar – John Romita Jr e Mark Bagley: Sem comentários!!!!! Apesar de possuírem desenhos completamente diferentes, esses dois desenhistas conseguiram chegar no topo! Vou explicar porquê, mas pra que não troquemos as bolas ou aconteça algum outro tipo de confusão, falarei sobre um de cada vez.
Bom, Mark Bagley, por causa de seu enorme talento, desenhou durante muuuuuuito tempo o nosso querido aracnídeo. Quando ele aterrisou na revista do herói, começou de uma forma tímida e quase inexpressiva, mostrando que ele ainda estava se adaptando e conhecendo os personagens e assim, colocando seu estilo aos poucos no escalador de paredes. Às vezes Mark dava o azar de pegar arte-finalistas que acabavam com seu desenho, mas isso era bastante perceptível. Na minha opinião, a melhor história feita por ele é uma (eu não lembro o número da revista, pois infelizmente é uma das poucas que não tenho) publicada na antiga revista do Aranha publicada pela Abril onde o herói, ao lado do Demolidor (trajando o estranho, mas legal uniforme cinza, vermelho e preto) onde os dois enfrentam o Coruja. Depois disso, sua consagração final veio com "Ultimate Spider-Man", recontando a origem do herói, adaptada pros dias de hoje, tendo sido publicada inicialmente pela Abril e atualmente pela Panini. Apesar de eu não curtir muito o Art Thibert como arte-finalista, ele está fazendo um bom trabalho em cima do lápis de Mark, não prejudicando muito o trabalho deste grande desenhista. Vai, confesso que conheço gente (né, Bar?) que não gosta do desenho dele, mas é impossível agradar gregos e troianos. No fim, ele desenha um Aranha solto, simples, dinâmico, elegante e bem simpático!
Bom, já o John Romita Jr (pausa durante uns milênios para este que vos fala ficar babando um pouco sobre o desenho do cara!) é um Deus!!!! Ok, tá legal, particularmente eu prefiro o Romita Jr do que o Bagley, mas convenhamos que o Bagley fez (e ainda faz!) um trabalho magnífico com o Aranha, mas deixando comparações de lado, a escolha de Romita Jr como o fodão do pedaço pode não agradar a todos. Vai saber porquê nem todo mundo gosta do desenho dele, né? Um exemplo foi que uma vez na seção de cartas publicada na antiga revista do Aranha editada pela Abril, um leitor escreveu que o desenho do Romita Jr era horrível, pois ele não desenhava e sim fazia rabiscos. Olha, não sei em qual edição foi (ah, vai, eu tenho cerca de 8 mil gibis em casa e só do Aranha eu tenho uma porrada! Não me façam procurar!) e muito menos lembro o nome do infeliz (tomara que ele esteja lendo, hehehehehehe!), mas vou perguntar uma coisinha a ele: você consegue "rabiscar" como o Romita Jr? Modéstia à parte, consigo desenhar perfeitamente qualquer coisa no estilo do Romita Jr. Quem me conhece, sabe disso. Mesmo assim, estou desenvolvendo meu estilo pessoal!
Este é mais um profissional com um estilo muitíssimo clássico e por mais incrível que pareça, Romita Jr já desenhou o Aranha em diversas fases e com estilos diferentes! Na primeira vez que ele chegou na revista do herói, ele ainda estava desenvolvendo seu consagrado estilo e seu desenho parecia mais algo bem próximo do desenho de seu pai (porquê será, né?). quando deixou a revista, foi passear por outras bandas, trabalhando com o Homem-de-Ferro, Justiceiro, Demolidor e os X-Men. Depois de tudo isso, voltou pro Aranha já com seu conhecido e muito admirado estilo. A movimentação dos personagens (principalmente do Aranha) que ele desenha são maravilhosamente embasbacantes. Uma das coisas que mais gosto nele (e que ele parece dividir com o Rick Leonardi) é a capacidade de desenhar o Aranha em poses delirantes e complicadíssimas sem exagerar e ferir os princípios da anatomia humana. Olha, eu poderia ficar horas e horas falando sobre o cara e seu desenho, mas creio que vocês já entenderam. Façam o mais fácil: peguem uma revista do Aranha desenhada por ele e abram…e depois babem!
|