A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 23/10/2002, às 12:20

Crítica: DO INFERNO
R. Pichuebas viu e acha que Alan Moore fez certo em eliminar qualquer relação entre ele e o filme Johnny Deep e Heather Graham no pôster do filme Antes de qualquer coisa, gostaria de dizer que esta matéria se destina somente a fazer um review do filme. Pretendo deixar para outra matéria uma comparação do […]

Por
Julio "R.Pichuebas" Almeida

E este bigodinho de canalha, fala sério!

Johnny Deep e Heather Graham no pôster do filme

Antes de qualquer coisa, gostaria de dizer que esta matéria se destina somente a fazer um review do filme. Pretendo deixar para outra matéria uma comparação do filme com os quadrinhos. Quando o Príncipe Albert (Mark Dexter) se casa e tem um filho com uma doceira chamada Ann Crook (Joanna Page), a Coroa Inglesa, para evitar o escândalo que um filho bastardo poderia causar, contrata um homem de confiança para assassinar todas as testemunhas do casamento de forma rápida e sem pistas. Essa pessoa é Jack, O Estripador. Para evitar a morte das testemunhas (no caso, as prostitutas de Whitechapel), o Inspetor Frederick George Abberline (Johnny Depp) e o Sargento Peter Godley (Robbie Coltrane) farão de tudo ao seu alcance. E entre o estripador e os investigadores, encontra-se a prostituta Mary Kelly (Heather Graham). Do Inferno (From Hell, em inglês) é uma adaptação da obra homônima de Alan Moore e Eddie Campbell que conta uma das várias teorias que existem sobre a identidade de Jack.

O filme se passa na Era Vitoriana, em Whitechapel, ao leste de Londres. Foi tomado um enorme cuidado quanto à atmosfera e os cenários, que estão simplesmente perfeitos. O filme de vez em quando parece mais um filme do Tim Burton (devido aos temas góticos empregados pelos cenários) do que um filme dos Irmãos Albert e Allen Hughes. Os figurantes podem ser considerados uma parte muito importante, já que fazem um grande trabalho mostrando como viviam pedintes, prostitutas, cavalheiros e damas na Inglaterra de 1889. A trilha sonora de Trevor Jones é perfeita nos momentos tensos do filme (Se você não lembra desse nome, com certeza se lembra de alguns filmes para o qual ele compôs, como A Vida de Brian, do grupo Monty Python, e Labirinto, de Jim Henson).

Com todos esses elementos (ambientação, música e obra original), o filme só poderia ser um sucesso enorme e se tornar um dos melhores filmes sobre o tema. Como disse, poderia.

Tim Burton...preciso...do...Tim...Burton...

Johnny Deep: o mesmo papel?

Johnny Depp, que eu sempre considerei um grande ator, está nesse filme reprisando o papel que fez em Sleepy Hollow – A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça. Seu Fred Abberline é um Ichabod Crane viciado em ópio. Seu sotaque forçado é simplesmente horrível. Heather Graham está linda e jovial, sendo que esse é justamente o problema. Enquanto todas as prostitutas do filmes estão sempre com a cara e os dentes sujos, a Mary Kelly está sempre com o cabelo penteado, rosto limpo, dentes brancos e vestido brilhante, fazendo com que ela não encaixe nas cenas. Depois de uma breve pesquisa, descobri que o contrato de Graham estipulava que ela teria a cara e dentes sempre limpos, vestido melhor que o das outras e (Pasmem!) que não teria nenhuma cena de sexo. Como que uma atriz aceita fazer o papel de uma prostituta mas não quer cenas de sexo?

Outros elementos que deixam a desejar são as visões que Abberline tem devido o uso de ópio. No filme, toda vez que o inspetor utiliza o ópio ele tem certas visões dos crimes, só que não ajudam em nada no desenrolar da trama. Fica sendo uma mudança inútil, para tentar dar um tom mais sombrio ao filme. Quanto a descobrir quem é o assassino, é fácil demais. Mesmo quem não leu a obra original não terá problemas. Sem contar o romance entre o par principal que fica muito forçado e os vinte minutos finais do filme em que você perde quase totalmente o interesse por causa de erros (muitas vezes históricos) e absurdos.

No fim, acaba sendo um filme visualmente excelente, mas com uma trama que poderia ser mais bem aproveitada se tivessem seguido (com fidelidade) a obra original. Uma decepção para o que poderia ter sido um dos melhores filmes do ano passado.

From Hell, EUA, 2001. Dir.Albert e Allen Hughes. Com Johnny Depp, Heather Graham, Ian Holm, Robbie Coltrane.


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2024