A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 22/10/2002, às 04:59

AULA DE ROTEIRO 1: OS TRÊS LADOS DE UMA MESMA HISTÓRIA
Ah, esse também é o nome do melhor álbum do Extreme Este sou eu, o Elfo!!! Olá, fanáticos e doidos por quadrinhos e cinema! Aqui começa uma oportunidade única de aprender a fazer algo sobre o que você mais gosta! Antes de mais nada, deixa eu me apresentar….sou Emílio, o Elfo e, além de ser […]

Por
Emílio "Elfo" Baraçal

Elrond? Sei não... tá mais pra Estrela Polar (hahahahahahahaha)

Este sou eu, o Elfo!!!

Olá, fanáticos e doidos por quadrinhos e cinema! Aqui começa uma oportunidade única de aprender a fazer algo sobre o que você mais gosta! Antes de mais nada, deixa eu me apresentar….sou Emílio, o Elfo e, além de ser o mais novo membro da ARCA, serei o professor de roteiro enquanto estiver por aqui (eu espero que seja pra sempre!). Bom, se você sempre quis escrever uma HQ, um filme, peça de teatro ou fazer alguma outra coisa bizarra com alguma história que insiste em martelar sua cabeça e teima em ir para o papel, aqui está a chance de acabar com esse pesadelo!

Tentarei ensinar a vocês da forma mais clara e direta todos os tópicos de como escrever uma história. Aqui, irei abordar tudo que se precisa saber sobre estrutura de roteiro, gêneros (aventura, comédia, terror, etc…), formas (quadrinhos, cinema, livros, teatro, etc…) e mais um monte de doideira que vai fazer vocês pensarem bastante! Bom, como eu tenho um espaço limitado, vamos parar com a enrolação e vamos ao que interessa…..

Uma história é dividida em 3 Atos (Ato I, Ato II e Ato III). O Ato I é a apresentação do Personagem Principal e dos secundários, além da situação que eles estão vivendo. No Ato II, mostra-se o Personagem Principal tentando resolver um problema que apareceu na vida dele e como os Personagens Secundários lidam com a situação. No Ato III, mostra-se todas as conseqüências das decisões tomadas pelo Personagem Principal para resolver seu problema, solucionando ou não até o fim da história. Difícil? Até agora não, né?

O próximo passo é: qual é o tamanho de sua história? Uma HQ geralmente têm 24 páginas de história. O tamanho de sua história é importantíssimo na hora de encaixar os 3 Atos nela. Não importa se sua história tem 28, 36 ou 92 páginas, você tem que definir o número de páginas que irá usar, para depois encaixar os 3 Atos. Vou usar o exemplo de 24 páginas para mostrar como se deve encaixar os 3 Atos num roteiro de HQ. O Ato I corresponde a 25% da história. Neste caso, como temos 24 páginas, corresponde a 6 páginas. O Ato III têm os mesmos 25%, correspondendo às 6 páginas finais. Só o Ato II é que têm 50% da história. Para simplificarmos, usarei uma "linha do tempo" (daquelas que você vê em livros de história) para mostrar como fica:


Tá fácil, né? Bom, no caso de um filme, os 3 Atos se encaixam da mesma forma, só que, num filme, precisamos saber quanto tempo de duração ele terá. Um filme de 120 minutos (2 horas) terá, em seu roteiro, 120 páginas, pois cada página do roteiro corresponde a um minuto de projeção na tela. Sendo assim, os Atos I e III (25% cada) terão, individualmente, 30 minutos. Os outros 60 minutos restantes correspondem ao Ato II (50%).
Até agora a coisa tá babinha…..sendo assim, vamos passar para a próxima lição.

O Que Diabos Vem A Ser Isso?
(ou "Paradigma, Plots e Finalização")

Outra coisa importante em um roteiro é saber como estruturá-lo quando você quer passar suas idéias para o papel. A 1ª coisa que precisamos entender é o "Paradigma".

Paradigma: Esse troço de nome complicado (mas nem tanto) pode ser resumido em – "Alguém, em algum lugar, querendo fazer (ou fazendo) alguma coisa". Tá, vou tentar explicar. Essa frase acima ajuda a estruturar o Ato I porquê todo o Ato I corresponde ao Paradigma. Lembra de que eu falei que o Ato I é a apresentação da história? Pois o Paradigma é isso. O Paradigma é a apresentação do Personagem Principal, os coadjuvantes e a situação que eles vivem. Para entender melhor, usarei dois filmes como exemplo: "Os Três Mosqueteiros" (a versão com Chris O´Donnel, Charlie Sheen e Tim Curry) e "Batman – O Retorno".

Paradigma do filme I: D´Artagnan, um jovem e valente francês do século XVII (alguém), em Paris (algum lugar), querendo ser mosqueteiro como seu pai foi, para enchê-lo de orgulho (querendo ou fazendo alguma coisa).

Paradigma do filme II: Oswald Cobblepot, mais conhecido como "Pingüim" (alguém), em Gotham City (algum lugar), querendo se vingar dos cidadãos de Gotham City por ter vivido nos esgotos durante toda a sua vida (querendo ou fazendo alguma coisa).

Alguma dúvida? Acho que não, né? O Paradigma é isso: pegue seu personagem principal, o lugar onde se passa a história e crie uma situação para ele. Toda a história gira em torno do Personagem Principal e apenas UM personagem. A história anda conforme as decisões que ele toma no decorrer da história. Os Personagens Secundários agem conforme as ações do Personagem Principal. Um depende do outro. Bom, agora vou falar dos "Plots".

1º Plot Point (ponto de virada): É algo que acontece no meio da história que atrapalha os planos do Personagem Principal. Obviamente este Plot muda o rumo da história, pois quando menos ele menos esperava, o Personagem Principal vê "a casa cair" para ele. Por causa disso, o Personagem Principal passa a tentar solucionar o problema.

2º Plot Point: É outro acontecimento que muda o rumo da história, mas desta vez, o Plot pode tomar dois caminhos. 1 – É um acontecimento que salva o Personagem Principal de uma enrascada, resolvendo todo o seu problema, ou 2 – Algo acontece ferrando o Personagem Principal de uma vez. Neste caso, é você quem decide, meu amigo! Seu Personagem consegue se safar ou ele cai de vez na cova dos leões? Bom, agora partimos para a Resolução….

Resolução: Assim como o Paradigma corresponde ao Ato I, a resolução corresponde ao Ato III. É aqui que as conseqüências das decisões tomadas pelo Personagem Principal ganham um rumo e definição. Resumindo, depois que ele se salva ou se ferra de vez, vemos o fim da história e como acaba cada personagem que por ela passou.

Obs.: Nota-se que, como o Paradigma é todo o Ato I e a Resolução é todo o Ato III, o Ato II inicia-se depois do 1º Plot Point e termina no 2º Plot Point. São os Plots que separam os 3 Atos. Na linha do tempo fica assim:

Não é tão difícil, é? Bom, vamos ao teste de fogo….

Exercício: Assista a um filme que você já assistiu e gostou. Só que, desta vez, tente identificar o Personagem Principal e o 1º Plot. Preste atenção ao redor de que Personagem a ação se desenrola e o que faz ou está querendo fazer. Depois disso, descubra o 1º Plot, vendo o acontecimento que faz ele olhar pra cima e dizer: "Deus me dê forças…"

Bom, se você ainda tiver alguma dúvida, manda um e-mail pra mim. Prometo responder o mais rápido possível (afinal, ninguém é de aço, só o Super-Homem!): elfo@a-arca.com

Na próxima aula irei fazer a análise de um filme escolhido por mim para que possam entender melhor o que falamos nesta aulinha aqui, ok? Bye, Bye e até a próxima!!!


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2025