A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 16/10/2002, às 01:46

ABRIN 2002
A continuação da peregrinação para encontrar o brinquedo perfeito… ou não… Mutantes. Triste e engraçado ao mesmo tempo Clique na imagem para ver maior No dia seguinte à Brincar 2002, visitei a ABRIN. Esse evento é um sem fim de empresas e mais empresas de brinquedos! É simplesmente divertido pacas dar uma olhada em todos […]

Por
Paulo "Fanboy" Martini

Mutantes. Triste e engraçado ao mesmo tempo
Clique na imagem para ver maior

No dia seguinte à Brincar 2002, visitei a ABRIN. Esse evento é um sem fim de empresas e mais empresas de brinquedos! É simplesmente divertido pacas dar uma olhada em todos os tipos de produtos, desde os ursinhos de pelúcia até os mais variados badulaques para crianças de 6 meses, 1 ano, 2 anos… o que for. Aqui a coisa ficou mais feia pois, de trocentos estandes, poucos realmente me interessavam para suprir essa necessidade nerd de bonequinhos e mais bonequinhos.

Assim como na Brincar, encontrei coisas muito bacanas, algumas até me pegaram de surpresa (como os Mutantes), mas também houve as pentelhações. E aqui está a relação:

  &nbspGlasslite: Mal cheguei na feira, o estande da Glasslite era um dos primeiros. Nem precisei chegar muito perto para notar algo muito estranho: notei uns pôsters de robôs que tinham todo o jeitão dos Transformers. Claro, me aproximei prá ver do que raios aquilo se tratava. E não é que os caras estavam relançando os antigos Mutantes? Quem lembra que, enquanto Transformers ainda era febre entre a molecada, a

Jogo de tabuleiro baseado no filme Senhor dos Anéis
Clique na imagem para ver maior

Glasslite lançou os “robôs que se transformam em veículos” Mutantes, que nada mais era que a adaptação dos Gobots, aquela cópia descarada dos nossos amigos de Cybertron? Eu não perdi tempo e já fiz uma crítica dos brinquedos, que vocês podem ver clicando aqui.

Quero deixar claro que fui muito bem atendido no estande, tanto pelas atendentes que davam suporte para cada produto quanto pelo Fernandi Felix da Costa, gerente de produtos da empresa. O mais engraçado foi que, quando a mocinha (peço mil desculpas, mas não lembro o nome da senhorita que me deu explicações) começou a me passar detalhes sobre a nova série dos Mutantes, ela me citou que a estratégia era entrar na onda de Transformers: A Nova Geração! Aquilo me deixou om dois sentimentos: o primeiro, que provava o quanto Transformers é sempre uma força absurda, e fez até a Glasslite ressucitar uma série praticamente esquecida; o segundo é que, com essa afirmação, eles confirmaram descaradamente que é apenas mais uma série para entrar de onda! 🙂 Achei sensacional a sinceridade deles.

UBOS: Será que vai desbancar Harry Potter?
Clique na imagem para ver maior

A Glasslite estava com diversas novidades, como mini-jogo baseado no filme O Senhor dos Anéis, que me pareceu muito bacana e já está à venda. Outra série que achei interessante é a série UBOS, que, pelo que a atendente me disse, é baseada num desenho animado que está vindo para o Brasil também para entrar na onda de Harry Potter, já que a história fala de um mundo mágico e um menino bruxo (!). Tá, eu sei, descarado, mas a série de toys está muuuito bem feita, e nota-se que o tom do desenho é totalmente diferente.

  &nbspGulliver: A empresa está aplicando bastante nos importados esse ano: além de lançar uma nova série de action-figures baseados no primeiro filme de Senhor dos Anéis, ainda está trazendo a linha de toys do filme do Homem-Aranha (que você já pode ler a crítica n´A Arca clicando aqui!); a série Marvel Legends, senhor lançamento para os fãs de plantão (a primeira leva apresenta Hulk, Homem de Ferro, Grouxo e Capitão América), as bonequinhas Bratz, que muitos já estão chamando de "A Barbie do ano 2000" (nada mais forçado, mas que as bonecas são muito bem feitas, isso são) e a grande novidade: Comandos em Ação! Sim,

Bilbo Bolseiro, outro lançamento da Gulliver
Clique na imagem para ver maior

o antigo sucesso da Estrela agora está nas mãos da Gulliver. Os GIJoes estarão no mercado brasileiro no segundo semestre desse ano. Também esperem uma série bem legal de toys do Scooby Doo baseados tanto no novo filme, que vai estrear por aqui nas férias, quanto no antigo desenho animado. As figuras estão sensacionais! Têm de tudo: pelúcia, PVC, articulado ou não… e qualidade de primeira!

O estande deles estava bem bacana e nem só lançamentos havia lá: além de mostrar alguns personagens dos Simpsons (que não vendeu no Brasil como a fabricante queria, devido a um mal cálculo de público-alvo. Por acaso vocês não esperavam que crianças fossem comprar isso, né?), também estava a mostra algo que eu sempre admirei: os bonecos Net Soldiers, criados e fabricados aqui no Brasil! O que jogou o custo do boneco lá embaixo, na faixa de 10 a 20 reais, dependendo da loja. O que bato palmas para a empresa. Falando com um dos atendentes do local, ele me avisou que no momento não há uma terceira série programada, mas que as duas têm vendido muito bem. Show!

Duende-Verde de 12 polegadas – Gulliver
Clique na imagem para ver maior

  &nbspEstrela: grande decepção! Gigantesca decepção! Por favor, prá que um estande daquele tamanho prá deixar à mostra apenas um ou outro brinquedo? Os estandes eram simples… faltou um toque, parece que os caras montaram o local e simplesmente jogaram os brinquedos ali. Muito estranho! Não posso deixar de comentar o fraco atendimento: ao pedir permissão para tirar fotos do local, fiquei esperando quase dez minutos para uma resposta definitiva, além de acabar sendo questionado a todo momento que eu não deveria tirar fotos enquanto eu caminhava pelo estande. Sobre isso os atendentes do local vinham me abordar, mas ninguém veio me perguntar se eu tinha alguma dúvida, se eu queria saber de mais algum detalhe. Interessante, não?

De qualquer maneira, vi coisas interessantes por lá: prá começar, consegui ver os bonecos do Supla – que não estão tão legais quanto eu pensei – em suas três versões; consegui ver o Sílvio Melon – nada mais que uma bola de pelúcia com três rostos diferentes, mas com um acabamento muito bacana – a criação do Alexandre Frota na Casa dos Artistas; mas o mais trash disso tudo foi ver a Maria Eugênia, xodó do Kléber do primeiro Big Brother

E olha só quem está de volta: os Comandos em Ação!
Clique na imagem para ver maior

Brasil. Sim, estava idêntica ao que o ganhador do BBB fez enquanto estava no programa, mas… pelamordedeus, que coisa trash! Muito estranho aquilo. Eu não dormiria num quarto junto com esse troço.

Bom, ali no meio também tinha uma demonstração de apenas alguns brinquedos de Star Wars: Episódio II, mais bonecos ultra-coloridos da série do Batman (e eu ainda torço que a Hasbro americana decida fazer o Batman na cor original dele… um dia…), as milhões de variações da série Action Man, bagulhetes de Medabots (que eu não sei se está vendendo, ninguém conseguiu me dar essa informação lá), infinitas (e não estou mentindo!) bonecas Susie e a série de Legos baseados no próximo filme de George Lucas e no próximo filme do bruxinho Harry Potter, entre outros. Levanto uma questão aqui, e deixo claro que não é uma crítica: desde que a Lego saiu do Brasil – e a série começou a ser importada pela Estrela – alguém notou como o preço das caixinhas, até mesmo as menores, está alto pacas?

Sílvio Melon, da Estrela… é um melão com rosto, pô!
Clique na imagem para ver maior

Pombas, até mesmo a exposição dos toys de Transformers: A Nova Geração estava horrível. Colocaram uns 10 bonequinhos, os menores, em cima do balcão, mais duas caixas coladas na parede (uma delas tinha o Megatron), e é isso. Mas para os fãs eu garanto: sim, a Estrela pretende trazer a série para o Brasil. Mas também ninguém soube me informar quando.

Mas uma coisa ali me deixou muuuuito feliz, e era algo que eu não esperava: diversos brinquedos do próximo filme animado da Disney, Lilo & Stitch! E eles são SIMPLESMENTE MARAVILHOSOS! Não tenho mais o que acrescentar, a não ser que será difícil não comprar todos! Tanto os bonecos da havaiana Lilo quanto do alien Stitch são fofíssimos! Vou comprar esses de monte! 🙂

  &nbspGrow: A Grow tinha um estande até bem chamativo, mas não nego que fiquei tonto andando lá dentro! Era um tal de vira prá cá, vira prá lá, segue em frente… que saí do estande desnorteado. O atendimento também foi muito bom. Vi coisas bem bacanas por lá.

Lilo & Stitch, pela Estrela: vou comprar todos!!!
Clique na imagem para ver maior

A Grow não tem foco em figuras de ação, e sim jogos. E isso ela sabe fazer bem. Um dos que mais me chamou a atenção por lá foi o novo jogo Interpol. Uma perseguição a um bandido que consegue se mover por toda a cidade e você tem que capturá-lo usando ônibus, metrô ou táxi. Cada um passa apenas por alguns pontos da cidade, e parece que o meliante está sempre um passo à frente. Pretendo comprá-lo em breve e experimentar aqui na redação d´A Arca.

A fabricante também estava lançando uma caixa comemorativa para o mais-que-famoso jogo de tabuleiro War, que comemora 20 anos, assim como a Grow. Essa série comemorativa vem com veículos como tanques e aviões muito bem detalhados, além de peças melhor trabalhadas e um tabuleiro, eu diria, cabuloso!

Outra surpresa no estande: Super-Trunfo! Sim, os saudosistas vão lembrar com saudades desse jogo de carta que a molecada consumia como o pessoal consome hoje Magic The Gathering! Era uma febre, todo mundo tinha. O Fanboy aqui tinha de montes! Eram carros, aviões, jatos, tanques de guerra… as variações eram enormes, as regras simples e a diversão era garantida por horas!

Transformers – A Nova Geração: deixado de lado pela Estrela…
Clique na imagem para ver maior

Bom, além da Grow estar relançando algumas séries já conhecidas, o grande destaque era a novidade Seleções da Copa 2002. As cartas estão muito bacanas, vale a pena dar uma olhada nas lojas de brinquedos e comprar um kit. Grow, uma dica: já pensou em vender o Super-Trunfo nas bancas? Só uma idéia… 🙂

Além disso, o estande mostrava os diversos itens relacionados ao Sítio do Pica-Pau Amarelo, como bonecos e jogos, além dos bonecos baseados no extra-terrestre do filme E.T, de Steven Spielberg. O boneco está realmente fiel… o suficiente para que eu não compre e nem queira chegar perto. Nada contra o brinquedo, mas… eu tenho traumas de infância com esse bicho.

Basicamente, isso foi o que vi de mais bacana. Como todos sabem, A Arca é um site ainda pequeno, mantido com muito esforço pelo Fanboy aqui e pelo El Cid, além dos nossos colaboradores. Ainda precisamos trabalhar em outra empresa para pagar nossas contas. Por quê estou contando isso prá vocês? Pois havia muito mais coisa interessante para ser contada, mas devido ao meu tempo no local (acabei indo no último dia

A Edição Especial de Aniversário de WAR, da Grow
Clique na imagem para ver maior

em ambos os eventos) e ao trabalho que preciso desempenhar – pois sou pago para isso – a matéria acaba não saindo como eu queria. Para os fãs do entretenimento, realmente a feira não oferece muito, já que há muito mais no universo dos brinquedos do que simples “bonequinhos”, ainda bem. Isso sem falar que esse é o primeiro ano que vou realmente preparado para escrever uma matéria sobre o assunto.

Ano que vem tenho certeza que a cobertura será bem melhor e muito mais detalhada! E espero que algumas empresas também melhorem o atendimento em seus estandes. A Arca está aí para tentar ajudar a todos, divulgando os produtos e serviços, e não ir contra o mercado. Mas agradecemos a participação em mais esse grande evento, sem dúvida. No final da matéria, ainda tem mais imagens do evento, aquelas que não consegui distribuir pela matéria, mas que valem muito a pena.

Abraços a todos! A feira foi muito bacana e, ano que vem, com certeza, estarei lá na fila de volta! Só espero que uma latinha de refrigerante lá dentro não esteja R$ 2,50 como da última vez. Pusta roubo!

Leia Mais:
:: Veio direto prá cá? Ora, então clique aqui e saiba o que houve na BRINCAR 2002!
:: Veja o review cabuloso que o Fanboy fez dos toys do filme do Homem-Aranha!
:: Leia a crítica da série de brinquedos Mutantes!


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2025